Resenha: In This Life, Christine Brae

15 dezembro 2016


Título: In This Life
Autora: Christine Brae
Editora: Vesuvian Books
Edição: 1
Ano: 2016
Páginas: 334
Gênero: Romance

As coisas tinham mudado e o que uma vez havia sido, já não era mais.

Decidi que a minha próxima leitura seria In This Life quando vi sem querer uma matéria da Variety dizendo que o livro seria adaptado em filme. Pensei que seria bacana conhecer o enredo e o estilo da autora antes do longa ser lançado.

Esse foi o primeiro livro de Christine Brae que li e não sei nem por onde começar a falar sobre ele sem dar spoiler. Na realidade, eu não apostei muito na história, justamente porque tive a infelicidade de ler algumas críticas ruins apesar da boa classificação da obra no Goodreads. Vai entender! Mas vamos lá tentar organizar os pensamentos e expressar o que eu senti durante a leitura.

A edição foi publicada este ano e é dividida em quatro partes totalizando 41 capítulos e epílogo. Essa divisão por partes tem sua narrativa intercalada e contada sob o ponto de vista de dois personagens. Assim: na parte I temos a narração de Anna e na parte III vemos as coisas sob a perspectiva de Jude. Sim, esses são os nomes dos personagens que vão ganhar o seu coração. Além de Dante, não posso esquecer dele. Nunca. Never. Jamais. Dante é o amor da vida!

A história começa a ser contada em 2005 na Tailândia, momento em que um triângulo amoroso começa a ser moldado na vida da jovem médica, Anna Dillon, enquanto a moça oferece seus serviços por algumas semanas para ajudar crianças, vítimas do tsunami que atingiu a vila de Ban Nam Khem. É nesse período da vida de Anna que percebemos o seu esforço em resolver os problemas das pessoas, enquanto foge de seus próprios dilemas. Ao lado de seu inseparável (inseparável mesmo!) melhor amigo, Dante, Anna tenta esquecer que deixou assuntos pendentes em seu país, mas é claro que a vida trata de lembrá-la disso. 

Durante sua estadia no país asiático, Spark (como é carinhosamente chamada por Dante), conhece um rapaz chamado Jude Grayson que também está prestando ajuda à vila. É nesse ponto do livro que eu comecei a pensar, "Não, calma. Será que eu entendi direito?" A primeira parte da história é descrita de forma muito rápida, tão rápida que me fez pensar em não seguir com a leitura simplesmente porque achei meio sem noção. A autora não se aprofunda no relacionamento de Anna e Jude o suficiente para fazer o que ela faz nos capítulos seguintes, diferente da abordagem destinada à amizade entre Dante e a moça. Senti falta de certo aprofundamento com relação a isso para conseguir ver que de fato havia sentido no que aconteceria posteriormente. A primeira parte é rasa demais e quando você menos espera, é simplesmente arremessado numa profundidade que você se recusa a aceitar devido a superficialidade do lhe foi apresentado no início. Confuso, né? Imagina a minha cabeça como ficou. Mas pelo amor, hein, gente! Essa é a minha opinião, pode ser que você discorde completamente e o livro não é só isso. E sabendo disso, eu não desisti da história e espero que você também não desista, porque o vem que depois vai deixar você boquiaberto. 

Quem tiver a oportunidade de ler In This Life, tenha em mente que é bem provável que você ame o livro, a forma como é escrito, os assuntos que a autora resolveu abordar nele, mas também há uma chance imensa de você ficar dividido, assim como eu fiquei, com relação ao tal triângulo amoroso exatamente pelo motivo que comentei acima. Não vou falar muito porque sinceramente não daria para evitar os spoilers e esse é um livro que vale a pena ser lido "às cegas".

In This Life é o trabalho mais recente da autora filipina, residente em Chicago, Christine Brae, que mistura drama, romance e carrega muitas lições de vida. Uma versão do livro está sendo produzida para as telonas pelos atores Emmanuelle Chriqui e Adrian Bellani, sem data de lançamento prevista.

Você pode adquirir o livro na Amazon BR.
© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por