Resenha: It Ends With Us, Colleen Hoover

22 novembro 2016


Título: It Ends With Us
Autora: Colleen Hoover
Editora: Atria Books
Edição: 1
Ano: 2016
Páginas: 367
Gênero: Romance
ISBN: 978-1-5011-1036-8




O mais recente trabalho de Colleen Hoover, It Ends With Us foi um livro muito aguardado pela legião de fãs que a autora arrebatou no mundo inteiro.

Desde o início do ano, quando Hoover começou a comentar em suas redes sociais sobre sua nova obra literária, que os fãs e leitores tem basicamente arrancado os cabelos para descobrir que livro é esse que fez a autora abrir mão de companhias, reservar o quarto de um hotel e se enclausurar nele por alguns dias, longe da família e dos amigos, para conseguir concluir a história. Por diversas vezes ela usou seu perfil no Facebook para contar que seu novo trabalho era algo muito pessoal para ela, que acostumada a escrever ficção, acabou pondo mais de sua realidade neste livro do que ela algum dia cogitou fazer.

Em It Ends With Us somos apresentados a três personagens: Lily Bloom, Ryle Kincaid e Atlas Corrigan. Seus caminhos se cruzam de maneiras diferentes, em momentos completamente distintos, mas no final, o que realmente faz diferença é modo como lidam um com outro; como tratam uns aos outros, independente de gênero, cor ou dígitos na conta bancária.

O livro é composto por 35 capítulos (mais o epílogo), e um dos maiores receios dos leitores é o tal do spoiler. Sinceramente, nunca vi tanta gente tão preocupada com isso por causa de um livro. Então, acho importante deixar claro que se você é daqueles que tem a mania de folhear e passar os olhos em revistas e exemplares de trás para frente, NÃO FAÇA ISSO. No final da edição há o que chamamos de “Nota da autora” e nunca, na minha opinião, essa parte foi tão importante quanto os capítulos em si e ela está recheada de spoilers. Portanto, siga uma ordem cronológica e você será mais feliz.


E por falar em cronologia, quando citei os nomes dos personagens, eu o fiz na ordem como eles aparecem. Primeiro conhecemos Lily. Nascida no Maine, mas atualmente residente em Boston, ela é uma jovem que não teve uma infância fácil, apesar de ser filha do prefeito da cidade onde morava. Seu pai era um homem abusivo e isso fez com que Lily, ainda que muito jovem, tirasse suas próprias conclusões, questionando o comportamento de sua mãe com relação a tudo o que acontecia e jurando que não agiria da mesma forma. Ela ama jardinagem, possui um coração enorme e seu maior sonho é abrir seu próprio negócio.

Depois somos apresentados a Ryle, um neurocirurgião também residente em Boston. Bonito, descolado, rico e apesar da primeiríssima impressão que temos dele, é o mocinho perfeito; difícil não se apaixonar. E esse foi um dos motivos pelo qual Colleen Hoover teve tanta dificuldade em terminar o livro.

E, finalmente, conhecemos Atlas. Esse é um dos pontos altos da narrativa, porque a autora nos apresenta a ele de um jeito super criativo. Eu adorava ler as partes em que Atlas aparecia e ficava contando os capítulos até que ele aparecesse outra vez, porque foi muito interessante o modo como Hoover movimentou e deu vida a este personagem. Há quem diga que ele apareceu pouco, que a autora não se aprofundou nele, mas espero que você entenda, quando tiver a chance de ler o livro, o porquê dele não ter recebido mais destaque do que devia. Lembre-se que It Ends With Us é baseado em fatos reais e havia uma situação que merecia mais destaque naquele momento, apesar de tudo. Ainda assim, Atlas Corrigan é tão importante quanto os dois personagens mencionados acima, porque ele é um dos grandes responsáveis pela carga emocional do enredo. Com ele você vai chorar, se apaixonar, chorar de novo, se apaixonar mais uma vez e ter a certeza de que todos merecem ser felizes. Cada ser humaninho desse mundo merece ser visto e amado pelo que é. E não são as aparências que irão definir o caráter de alguém, mas sim o que esse alguém carrega dentro de si.

Vai depender de você se a leitura será fácil ou não, mas uma coisa é certa: depois da última palavra, será difícil esquecê-la.

It Ends With Us foi lançado em agosto deste ano nos Estados Unidos e por enquanto não tem previsão de lançamento no Brasil. Dizem por aí que 2017 pode trazer algumas novidades.
© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por