Resenha: Apenas um Dia

18 março 2015






  • Autores: GAYLE FORMAN
  • Título: Apenas Um Dia
  • ISBN: 9788581634500
  • Selo: NOVO CONCEITO
  • Ano: 2014
  • Edição: 1
  • Número de páginas: 384
  • Formato/Acabamento: 16x23x2,4
  • Peso: 0.53 kg
  • Área Principal: FICÇÃO
  • Assuntos: ROMANCE





Sinopse
A vida de Allyson Healey é exatamente igual a sua mala de viagem: organizada, planejada, sistematizada. Então, no último dia do seu curso de extensão na Europa, depois de três semanas de dedicação integral, ela conhece Willem. De espírito livre, o ator sem destino certo é tudo o que Allyson não é. Willem a convida para adiar seus próximos compromissos e ir com ele para Paris. E Allyson aceita. Essa decisão inesperada a impulsiona para um dia de riscos, de romance, de liberdade, de intimidade: 24 horas que irão transformar a sua vida.
Apenas um Dia fala de amor, mágoa, viagem, identidade e sobre os acidentes provocados pelo destino, mostrando que, às vezes, para nos encontrarmos, precisamos nos perder primeiro... Muito do que procuramos está bem mais perto do que pensamos.








Terapiando...

Esse é o terceiro livro da Gayle que eu li e na minha opinião é gritante a diferença da escrita deste para os outros dois.  

O livro me chamou a atenção, pois uma das coisas que eu acho mais libertadora de se fazer é viajar, e Allyson nossa protagonista está indo nada mais do que para Europa, como presente de conclusão do ensino médio ela ganhou a viagem, e tem como companhia sua melhor amiga Melanie.

 A viajem é uma daquelas em grupo, mas ao final da programação da viagem está combinado delas irem passar três dias com a prima de Melanie. 

Tudo é planejado, tudo é meticulosamente planejado pela Allyson, ou pelos pais dela que são mega controladores, e essa vida retilínea é cansativa e Allyson está justamente no limiar deste questionamento, ela não sente como se estivesse bem ou se divertindo. A pressão e expectativas criadas pelos pais por ser a única filha está esmagando a espontaneidade que uma adolescente precisa ter. A protagonista narra sua história e seus sentimentos com uma carga emocional que nos leva a conhecer suas angustias e sentimentos conflitantes. 

Na ultima noite com o grupo da excursão, elas fogem da programação, e andam pela cidade, esbarram com um grupo de teatro se apresentando na rua e um dos atores, Willen, um belo holandês chama a atenção de Allyson. 

Willen faz uma proposta desafiadora para Allyson, ir conhecer Paris com ele já que ela não conseguiu devido a greve dos controladores. A ideia é mais do que tentadora e Allyson pela primeira vez quer fazer o não planejado, ela se sente atraída não só pelo holandês mas pela sensação de estar jogada ao acaso. 

Esse dia com Willen é revelador para Allyson, ela descobre coisas e atitudes dela que nem mesmo conhecia ou acreditava ser capaz. 

Paris e Willen mudam Allyson para sempre!!!

 E vamos ver isso na segunda parte do livro, SIM Segunda parte! Pois o livro é dividido em três partes que são tão diferentes que nos deixa pensando como Gayle consegui oscilar tantoooo!!!

A segunda parte beira a depressão com uma Allyson divida entre o que quer ser e o que os pais querem que ela seja. Isso tudo regado a adaptação na Faculdade e pensamentos em perguntas sem respostas que ficaram em Paris...

A terceira parte é a decisão do que fazer com uma das questões que lhe atormentam e vou dizer para vocês que Allyson foi muito corajosa na sua decisão. Vemos aqui um crescimento claro da adolescente para uma adulta. 

Não posso falar muito mais sobre o que acontece sem revelar a história, mas espero que vocês leiam!!! Gostei muito e quero ler o próximo !!!




Curiosidades ...


Próximo Livro...


A Capa foi divulgada pela Editora Novo Conceito já na contracapa de Apenas um Dia , mas ainda não tem previsão de lançamento. Quero muitooooo ler !!!



Cinema...





A Universal Pictures comprou os direitos de dois romances da escritora Gayle Forman, “Apenas Um dia” (Just One Day) e “Apenas Um Ano” (Just One Year). Eles planejam combinar os dois livros em um longa. A notícia é do site The Hollywood Reporter.

A história gira em torno de um jovem casal que se encontra e compartilha um dia inesquecível, mas que após isso se separam e passam o próximo ano procurando um ao outro e encontrando a si  mesmo. “Apenas Um Dia” se passa sob a visão de Allyson Healey e “Apenas Um Ano”, sob a de Willem.

A produção será da Fake Empire Productions, com produção executiva de Lis Rowinski. A trilogia Apenas Um Dia conta ainda com o livro “Apenas Uma Noite”.



Bjks


© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por