Terapia no Cinema : Meu amigo Totoro

04 junho 2014

Título: Meu Amigo Totoro
Ano: 1988
Sinopse: Duas meninas se mudam com o pai para o interior do Japão, com o objetivo de ficar perto da mãe, que está internada em um hospital. Lá, elas viverão muitas aventuras ao lado de um simpático espírito protetor da floresta chamado Totoro, que vive em uma canforeira gigante.
Duração: 88min
Direção: Hayao Miyazaki
Elenco: Noriko Hidaka, Chika Sakamoto, Shigesato Itoi, Hitoshi Takagi.

A infância retratada nos filmes de Miyazaki parece ser algo maravilhoso, principalmente se você for uma menina. Já tinha adorado a experiência com A Viagem de Chihiro, então estava bem animada para ver mais um filme dele e mais uma vez ele me surpreendeu.

Primeiro que toda a paisagem da animação é maravilhosa, sem comparação, o que até faz sentido já que pelo que eu pude pesquisar, ele usa essa relação homem e natureza em seus filmes e em Meu Amigo Totoro isso fica bem claro para o telespectador. Segundo, o que é Totoro se não a coisa mais fofa do mundo? Depois da primeira visão que tive dele já me decidi: me mudo para o Japão e vivo em uma casa perto da árvore em que ele mora!
O filme conta com uma estória interessante onde é mesclado a fantasia com a realidade, num mundo onte até adultos se lembram de verem espíritos quando menores. Nele também é abordado o fato de que quando pequenos, meninos e meninas tendem a não gostar uns dos outros, mas que conforme crescem há uma mudança na visão que uns tem dos outros. 

O filme é bem pequeno mas não deixa de ser emocionante e tocante, fora que (pelo menos para mim) os traços da animação são maravilhosos! Vale lembrar que para aqueles que gostam de animações japonesas, a Livraria Cultura lançou esse mês (se não me engano) um box do Studio Ghibli que contêm 3 filmes de Hayao Miyazaki: Meu Amigo Totoro, Princesa Mononoke e Nausicaä- do vale do vento. O box tem versão DVD e Blu-Ray, acho que vale a pena dar uma conferida se você gosta ou não de animações japonesas! 


por Debby Andrade
© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por