Terapia no Cinema Especial: A conscientização do autismo

02 abril 2014

Vocês sabem o que é o autismo? Certamente já ouviram falar muitas vezes ou já leram livros e viram filmes onde um dos personagens tem essa alteração no desenvolvimento. Mas vocês devem continuar se perguntando : "Isso pega?" A resposta é que não, o autismo é uma alteração que afeta a capacidade de se comunicar da pessoa, e também altera o comportamento.


Com isso, a explicação científica é que essa desordem faz parte de um grupo de síndromes apelidadas de TGD ou Transtorno Global do Desenvolvimento, algumas crianças apresentam fala com alterações enquanto outras falam normalmente. 
Nos dias de hoje a autismo também é conhecido como síndrome de Asperger que junto com o Transtorno Global sem outra identificação entraram no grupo da TEA ( Transtorno de Espectro autista). 
Até hoje não se sabe exatamente o que causa o autismo, cada médico tem uma tese sobre o motivo mas quase nada se provou dos reais motivos para que crianças no mundo todo nasçam com a doença.
Sabemos que muitos de vocês podem conhecer na vida real alguém que também tenha a síndrome e por esse motivo nós do LMT apoiamos a campanha com a Editora Valentina pela conscientização no dia do Autismo, comemorado no dia 02 de abril!


Em um de seus últimos lançamentos - resenhado aqui no LMT - "Passarinha"conta a história de uma menina com a síndrome de Asperger.
Se você ainda não leu, não sabe o que está perdendo!
Mais do que livros que tratem do tema, eu - particularmente - lembro de ter assistido filmes ótimos com o tema ou com algum personagem marcante.
Para homenagear aqueles que tem algum parente com  síndrome e também os que nasceram com ela, o LMT separou alguns filmes que não tem como passar em branco nessa data!
Vamos a eles?
1- RAIN MAN

O insensível Charlie Babbitt espera receber uma grande herança após a morte de seu pai, a quem ele não vê há anos. Mas Raymond (Dustin Hoffman), seu irmão mais velho, internado em uma instituição médica, alguém cuja existência Charlie ignorava até então, é quem recebe toda a fortuna. Raymond é um "autista sábio" com habilidades mentais seriamente limitadas em algumas áreas, mas com capacidade de gênio em outras. Quando Charlie rapta Raymond, a longa e maluca viagem atravessando o país, rumo a Los Angeles, ensina a ambos algumas lições sobre a vida P.s - LINDO, LINDO <3! E tem Cruise <3


2- LOUCOS DE AMOR 


Donald Morton (Josh Hartnett) e Isabelle Sorenson (Radha Mitchell) sofrem da síndrome de asperger, uma espécie de autismo que provoca disfunções emocionais. Donald trabalha como motorista de táxi, adora os pássaros e tem uma incomum habilidade em lidar com números. Ele gosta e precisa seguir um padrão em sua vida, para que possa levá-la de forma normal. Entretanto, ao conhecer Isabelle em seu grupo de ajuda tudo muda em sua vida


3- TESTEMUNHA DO SILÊNCIO

Não há pistas, nem motivos, nem suspeitos. E a única testemunha ocular sabe que nem tudo poderá ser dito. Ele é uma criança autista de nove anos cujas memórias do brutal massacre de seus pais estão seladas dentro dele, a não ser que um determinado e carinhoso psicólogo infantil possa acessá-las


4- UMA VIAGEM INESPERADA
Quando Corrine descobre que seus dois filhos gêmeos são autistas, ela fica
 inconformada, mas acaba aceitando o veredito. Ela então conta ao marido
 sobre o fato, e ele lhe diz que não quer lidar com o problema do autismo.
 Por isso, Corrine o abandona, e passa a criar os meninos sozinha. Ela os coloca
 numa escola e não informa sobre problema dos meninos. Mas a atitude estranha
 das crianças faz com que os professores a acusem de maus tratos e, quando
 Corrine conta a verdade, eles a mandam procurar outra escola
 5- `A SOMBRA DO PIANO

Franny luta por mais de trinta anos para dar apoio e respeito a Rosetta, sua irmã 
mais nova, que é autista. Ela acredita que Rosetta tenha uma intensa vida 
emocional e intelectual escondida sob o seu rosto impassível. 
O principal obstáculo é a mãe, Regina, uma cantora lírica que abandonou a carreira para se dedicar à família e agora, amarga e ressentida, é obcecada por controle e carente de adulação
6- O MENINO E O CAVALO
O jornalista britânico Rupert Isaacson se apaixonou pela americana Kristin Neff,
 professora de psicologia, quando viajava pela Índia. Sete anos depois, em 2001,
 nasceu seu filho Rowan. O mundo parecia perfeito até o menino ser diagnosticado
 com autismo. Tendo recorrido a todo tipo de terapia, sem sucesso, Rupert decide
 apostar numa jornada espiritual. Percebendo o amor do filho por cavalos, ele
pesquisa como conciliar este fato com a busca por uma técnica de cura ancestral.
 A família parte assim para a Mongólia, onde, cavalgando por milhas, irão atrás do
xamã mais poderoso da região

7- UM CERTO OLHAR

Alex Hughes, um ex-presidiário, está viajando para Winnipeg para ver um velho
 amigo. Ao longo do caminho, ele encontra o chato, mas vivaz, Vivienne Freeman 
que consegue pegar uma carona com ele, mas o veículo de Alex sofre um sério
 acidente, que mata Vivienne. Alex decide então falar com a mãe de Vivienne e vai
 até sua casa. Lá, ele descobre que a mãe, Linda, é uma mulher autista de alta 
funcionalidade. Ela o convence a ficar mais tempo, após o funeral e, naqueles dias,
 Alex descobre novas amizades e aprende mais sobre a singularidade de Linda
 mesmo enquanto ele se esforça para lidar com sua própria dor.

8- GILBERT GRAPE - APRENDIZ DE SONHADOR

Na pequena cidade de Endora, Gilbert cuida de seu irmão autista Arnie ( Leonardo di Caprio)
 e de sua mãe extremamente obesa. A cidade é calma e a vida segue seu rumo, até que 
Becky aparece, e Gilbert se apaixona por ela. Agora ele terá que lidar com a problemática
 família ao mesmo tempo em que quer aprender os segredos da moça.

9- MEU NOME É KHAN


Rizwan Khan, um muçulmano da região Borivali de Mumbai, sofre do transtorno de Asperger. Mas Rizwan consegue viver praticamente de forma normal, chegando até a se casar com uma mulher em São Francisco, Estados Unidos. Depois dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, Rizwan é detido por engano pelas autoridades americanas no aeroporto de Los Angeles por causa de seu incomum comportamento. É quando ele conhece Radha, uma terapeuta que vai ajudar o rapaz a lidar com sua situação e sua aflição. O problema é que agora Rizwan tem seu nome numa lista de suspeitos. Para resolver essa questão, ele decide fazer uma jornada ao encontro do presidente americano Barak Obama e limpar sua ficha.

10- TÃO FORTE, TÃO PERTO
Oskar Schell (Thomas Horn) é um garoto muito apegado ao pai, Thomas (Tom Hanks), que inventou que Nova York tinha um distrito hoje desaparecido para fazer com que o filho tivesse iniciativa e aprendesse a falar com todo tipo de pessoa. Thomas estava no World Trade Center no fatídico 11 de setembro de 2001, tendo falecido devido aos ataques terroristas. A perda foi um baque para Oskar e sua mãe, Linda (Sandra Bullock). Um ano depois, Oskar teme perder a lembrança do pai. Um dia, ao vasculhar o guarda-roupas dele, quebra acidentalmente um pequeno vaso azul. Dentre há um envelope onde aparece escrito Black e, dentro dele, uma misteriosa chave. Convencido que ela é um enigma deixado pelo pai para que pudesse desvendar, Oskar inicia uma expedição pela cidade de Nova York, em busca de todos os habitantes que tenham o sobrenome Black.


Certamente você já viu muitos desses filmes e nem lembrava :)
Vale completar a listona dos melhores sobre o tema!




© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por