Coluna Raffa : Um lugar pra ficar @novo_conceito

01 abril 2014

Título Original : Stay
Título no Brasil : Um lugar para ficar
Autora : Deb Caletti
Editora : Novo Conceito
Número de págs : 272



Esse livro estava esperando para ser lido há pelo menos 3 meses! Eu olhava para ele, ele me olhava e nada! Aí quando li que era a história de uma menina que fugia do namorado me interessei e acreditei de verdade que o livro fosse me prender, que fosse daqueles suspenses que se devora até chegar a última página!

Ledo engano,a história é morna. A protagonista se chama Clara, tem a idade de sempre ( 17 anos!) e como a autora achou que seria legal ela colocou em cada capítulo dois tempos da vida de Clara, o passado e o presente. Sabemos que ela mora com o pai e que sua mãe morreu e que eles vivem fugindo de alguém. Também sabemos quando ela narra o passado que a culpa de tudo é do ex namorado Christian que se não fosse ela mesma se lembrando e nos lembrando de quão terrível ele foi para ela depois jamais acreditaríamos que o malvado da história era ele.
O problema começa por aí : a autora não sabe escrever prendendo a atenção do leitor no presente e no passado, a história perde a graça e a gente se perde entre idas e vindas mal escritas. Os diálogos também não ajudam, são fracos, mesmo o que deveria nos chocar como a crise de ciúmes do namorado fica parecendo briga de creche porque ele não é nem de longe a criatura ameaçadora que imaginamos conhecer na história.
Para completar a violência que acreditei que leria perde a força, como se um livro fosse escrito pensando em adultos e de repente a censura viesse e dissesse que tinha que ser mais leve, porque o público de 12 anos também precisava ler.

O pai dela que é escritor e pau para toda obra pela filha, merecia um Oscar de coadjuvante de pai camarada! Escritor e saudoso de sua esposa é a melhor coisa do livro, quando ele some , o livro fica sem graça. 

© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por