Coluna Raffa : Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo da @editoraseguinte

22 abril 2014

Título Original : Aristotle and Dante discover the secrets of universe
Título no Brasil : Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo
Autor : Benjamin Alire Sáenz
Editora Seguinte
Número de págs : 390


Sinceramente eu levei um susto grande com essa história, nada do que imaginava que seria, foi. Para começar o livro é deliciosamente bem escrito, é daqueles livros que a história te levam mesmo os protagonistas agindo como eram os garotos de 15 anos de antigamente. Explico : Aristóteles é um menino de família mexicana que não tem muitos amigos, arredio na escola gosta do contato com a mãe mas não tem bom relacionamento com seu pai, que após voltar da guerra do Vietnã se transforma em um homem calado e tão cheio de mistérios que ele volta e meia pergunta a mãe porque ela se casou com ele.

Ari, como é chamado, tem três irmãos mais velhos, sendo que o primogênito está preso e é proibido tocarem no nome dele na casa, as irmãs gêmeas ele mal vê e nem tem qualquer relacionamento de carinho com elas. Ele conhece Dante, que além de lhe ajudar a nadar logo se tornam melhores amigos daqueles que não se desgrudam de jeito algum. Os diálogos deles são um pouco bobocas para meninos dessa idade. Os amigos se reúnem para ir atrás de pássaros, para discutirem sobre suas famílias, e Ari logo sente uma ponta de inveja por Dante ter um pai tão gente boa que gosta de conversar com o filho, Sam é o oposto do pai dele.

 Sempre grudados os amigos vão se aventurar em brincadeiras mas em uma delas um acidente ocorre e é aí que eles começam a se conhecer de verdade. Na dor de Ari que quase perde as pernas até a força de Dante e na lealdade do amigo eles vão ver que juntos ficam bem mais fortes .
Os meninos que poderiam ser considerados nerds em outros tempos descobrem na amizade uma forma de se revelarem ao mundo, de dizerem que são bem mais do que as pessoas acham que eles são e não vão medir esforços para provarem que a amizade deles está acima de tudo . 

Um laço tão forte que vai ter apoio da família de ambos, uma obra onde o amor fala mais alto e onde a amizade descobre outros meios de viver.
Um livro lindo, mesmo que nos pegando de surpresa no final, do início ao fim. Palmas pára esse autor que capturou tão bem os segredos do universo humano.
© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por