Coluna Raffa : Novembro de 63 da @Suma_Br

18 fevereiro 2014

Título Original : 11/22/63
Título no Brasil : Novembro de 63
Autor : Stephen King
Editora : Suma de Letras
Número de págs : 736


"Novembro 63" é mais um daqueles livros imensos do mestre do terror que você morre de vontade de ler mas toda vez que olha para ele físico na estante lembra que levá-lo no dia a dia exigirá uma boa dose de esforço. Afinal, são 736 páginas, mas como tudo que King se presta a escrever o livro vale cada página lida, cada linha da história formam um dos melhores livros que já li do autor.
O Título remete a um dos acontecimentos mais marcantes da história americana : o assassinato do então presidente John Kennedy. King nos leva para o mundo do protagonista Jake Epping, um professor recém separado cujo sua ex mulher frequentava o AA e o largou por alguém do grupo, não sem antes arrumar tempo de lhe dizer algumas verdades e alguma delas é a de que ele era um homem sem sentimentos por não chorar nunca. É bem verdade que ele não se lembrava da última vez que havia derrubado uma lágrima, mas mesmo assim a frase doeu nele.
Tentando esquecer o divórcio, ele continua levando sua vida dando aulas em um curso noturno no qual conhece um faxineiro chamado Harry Dunning. Rodeado de redações repletas de erros de inglês, ele corrige uma a uma mas a do faxineiro lhe impressiona, por mais que também tenha em comum com os demais alunos os erros de escrita gritantes, a história verídica da vida do aluno contada na redação chamam a atenção do professor que só por emocioná-lo já ganha um A.
A tal história trata-se da noite em que seu pai alcoólatra mata toda sua família, e ele que era um menino na época é o único que sobrevive , claro que sempre traumatizado por essa chacina dentro de sua própria casa.
Impressionado com a história e com pena do aluno, o professor mal poderia imaginar o que viria ainda em sua vida. Conhecido do bairro há anos, Al é um senhor dono de uma lanchonete que é conhecida por vender comida tão barata que desconfiam que sejam feito de cães os hambúrgueres. Mas o que vai chocar Jake é a revelação do dono do local que com um câncer terminal lhe conta um segredo que vai mudar de verdade a visão do professor. Al conta que a despensa da lanchonete é uma espécie de passagem do tempo , que ele já foi e voltou muitas vezes mas que tem algumas regras para isso.
Cismado com a morte do presidente Kennedy, Al acredita que Jake seja a pessoa certa para salvar o presidente americano voltando ao passado e impedindo que ele seja morto em Dallas.
Claro que Jake aceita, mas os mistérios que envolvem esse novo tempo que ele vai viver, o professor vai descobrindo aos poucos, como o tal efeito borboleta comumente citado em livros do gênero.
KIng faz o leitor pensar se também não gostaria de mudar algumas coisas no passado de seu país, na história que conhecemos e no resultado benéfico que podemos trazer a alterando.
Claro que como tudo na vida tem suas consequências, King é mestre em nos mostrar personagens sinistros que da mesma forma que aparecem, somem na história com segredos que vamos descobrindo aos poucos.
Um amor na vida do professor também vai fazer com que ele se sinta preso ao passado que está vivendo, mas nada faz ele desistir de consertar a vida do aluno e de salvar Kennedy.
Com uma história no ritmo certo, diálogos sensacionais e um final com a marca registrada de perfeição de King, esse livro é imperdível ,ao contrário do protagonista , me deixei emocionar facilmente em alguns trechos.


Quer ganhar o livro " Novembro 63" e " Carrie a Estranha" ? Clique  aqui  e veja como ;)


© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por