Resenha : Cadê Você Bernadette ?

04 novembro 2013


13216_ggWHERE'D YOU GO, BERNADETTE? Tradução
André Czarnobai Capa
Sinem Erkas Páginas
376
Editora
Companhia das Letras


Sinopse
Bernadette Fox é notável. Aos olhos de seu marido, guru tecnológico da Microsoft e rock star do mundo nerd, ela se torna mais maníaca a cada dia; para as demais mães da Galer Street, escola liberal frequentada pela elite de Seattle, ela só causa desgosto; os especialistas em design ainda a consideram uma gênia da arquitetura sustentável, e Bee, sua filha de quinze anos, acha que tem a melhor mãe do mundo.
Até que Bernadette desaparece do mapa. Tudo começa quando Bee mostra seu boletim (impecável) e reivindica a prometida recompensa: uma viagem de família à Antártida. Mas Bernadette tem tal ojeriza a Seattle - e às pessoas em geral - que evita ao máximo sair de casa, e contratou uma assistente virtual na Índia para realizar suas tarefas mais básicas. Uma viagem ao extremo sul do planeta é uma perspectiva um tanto problemática.
Para encontrar sua mãe, Bee compila e-mails, documentos oficiais e correspondências secretas, buscando entender quem é essa mulher que ela acreditava conhecer tão bem e o motivo de seu desaparecimento. Maria Semple revela, em seu segundo romance, a influência de grandes escritores contemporâneos como Jonathan Franzen e Jeffrey Eugenides, ao mesmo tempo que se afirma como uma voz original, marcada pelo melhor humor das séries de TV norte-americanas. Sem sentimentalismos, mas com muita empatia, Cadê você, Bernadette? trata do amor incondicional de uma filha por sua mãe imperfeita.   Terapiando … Eu ando meio desacreditada com a leitura, sabe quando nada me surpreende?? Bem … Maria Semple , consegui me surpreender com o simples, com o óbvio em nossa cara , mas que se transforma em uma grande surpresa !! O livro começa com uma viagem em família, conquistada por Bee devido suas excelentes notas na escola. Bee uma menina de 15 anos , ama e admira muito sua mãe. Mas sua mãe anda arredia , não se sente a vontade com as pessoas e até seu marido Elgie está incomodado com as atitudes da esposa. Diante de situações estranhas apresentadas por sua esposa Elgie resolve interna-lá, mas Bernadette some justamente no dia em que isso vai acontecer. E ai que as coisas começas a ficar complicadas para Bee… rsrsr Decifrar a quantidade de correspondências de sua mãe … Vamos entender como nossa querida e inteligentíssima Bee divide as correspondências  que vão de cartas tradicionais aos e-mails e sms , estes são tocados entres os adultos da história: pai, mãe, mosquinhas (como Bernadette chama sua vizinha e as demais mais de Galer Street, escola onde Bee estuda), Manjula (assistente virtual indiana? Smiley mostrando a língua kkk Alooouuu ?!?) e o FBI.
PRECISO DIZER: CALMMAAAA !!! RSRSRS Não enlouqueçam , sei que é difícil , no início também achei, pois o livro parte é narrado por Bee e boa parte por essas correspondências. Voltandoo
Bee começa a desvendar sua própria mãe e sua admiração só aumenta e para ajudar mais ainda neste mistério os arquivos do FBI aparecem como um presente para ajuda-lá. Smiley piscando  Nossa garotinha se surpreende e nos deixa a cada página tão surpresos quanto ela.
E o final … Ual o final é tão óbvio que você se depara com a realidade Maria Simple é magnifica com sua escrita inteligente , envolvente e questionadora , pois nos faz ficar diante de uma pergunta interessante : Você realmente conhece as pessoas que fazem parte da sua vida há anos ??? rsrsrs
Adorei a leitura … foi um presente da Companhia das Letras e agradeço muuiiittooo !!!
Bjks
Livros Minha Terapia …











© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por