Coluna Raffa : Os últimos quartetos de Beethoven da @edobjetiva

07 novembro 2013

Título : Os últimos quartetos de Beethoven e outros contos
Autor : Luis Fernando Veríssimo
Editora : Objetiva
Número de págs: 162







Adoro Luis Fernando Veríssimo. Já li boa parte de seus livros, amo as colunas que escreve nos jornais e revistas e vibro com seu jeito irônico de falar da vida.
Esperei ansiosa pela chegada desse livro, quase morri quando o vi antes na loja e quase o comprei sem esperar que a editora enviasse. Felizmente com o livro em mãos - aqui vai mais uma vez agradecimentos a Objetiva pela atenção de sempre com os blogs! - pude ler na frente de outros afinal, Veríssimo merece!
O primeiro conto chamado de " O pôster" tem a marca Veríssimo de qualidade, é inteligente, sarcástico e muito, muito bem escrito , o final é sensacional. Gostei tanto do conto que não aguentei e saí contando ele para pelo menos 3 pessoas meus pais como sempre tem que me aturar ouvindo trechos de livros que amo!
Uma pena que os demais não sigam a mesma linha de humor, ainda que sejam maravilhosamente escritos e os finais nos choquem as vezes, o conto por exemplo que intitula o livro tem um quê de nostalgia com tristeza. 
Mas o que mais me impressionou foi o conto " Lo", e confesso que não de uma forma muito bacana, a de um menino baiano de 12 anos que vive um tórrido romance ( sim, romance!) com uma mulher de 36!
Não consegui gostar desse conto, achei forte, provocante de uma forma incômoda onde não vi graça na história , pelo contrário vi um quê de pedofilia que me chocou um bocado.
Destaco ainda " A mancha" que fala da época da ditadura , onde um traumatizado homem que compra prédios e os vende se depara com o local onde foi torturado. Intenso mas com um final bem feito, gostei muito!
Recomendo, mas não é o melhor de Veríssimo!
© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por