Coluna Raffa: A estrada das flores de Miral da @editorarecord

08 outubro 2013


Título Original: La strada del fiori di Miral
Título no Brasil:A estrada das flores de Miral
Autora: Rula Jebreal
Editora: Record
Número de págs: 303

A grande diferença quando se pega um livro bem escrito está nas vezes em que você conseguiu deixar de lê-lo. No caso desse, eu o li em um dia! Confesso que amo histórias com temas de culturas árabes, judaicas e o infeliz cenário da eterna briga entre palestinos e israelenses. Não que sinta algum prazer de ler sobre coisas tristes, ao meu ver livros com o tema me despertam uma curiosidade em conhecer um mundo tão diferente do nosso.
No livro "A estrada das flores de Miral"começamos conhecendo a primeira história, da corajosa e pioneira Hind Husseini, uma palestina que abriu mão de casar-se, de ter uma carreira para se dedeicar a um orfanato de refugiados. A força dela é tão bonita que achei a história mais tocante desse livro, até o dinheiro da herança ela consegue convencer os irmãos a doarem para essa causa. O local que fica em Jerusalém é palco próximo dos constantes conflitos entre palestinos e israelenses, mas ela acredita que pode gerar a paz, fazendo os jovens entenderem que precisam conviver em harmonia e estudar para terem suas carreiras e não serem mais um alvo fatal dessa guerra.
Acompanhamos desde sua infância até a sua morte, Hind tem tanta fé e garra que nos prende o tempo todo. A segunda história que conhecemos é da sofrida Nadia, uma menina que ao completar 13 anos é abusada pelo padastro e faz de tudo para que ele não se aproxime de sua irmã.
Ao tentar contar para a mãe tudo que passa nas mãos do monstro, ouve da mãe que ela é culpada por tê-lo provocado.
Resolve com isso fugir de casa e faz sua vida que vai ter um final nada feliz. Seu marido não se acha em condições de criar suas filhas Miral e Rania e as entrega no Orfanato fundado por Hind.
Em uma história onde o romance , o drama e a realidade andam lado a lado, a autora consegue que cada história se entrelace tendo motivos para isso e nos emocionando ao final de cada capítulo.
Dois povos que são marcados por uma guerra, várias famílias que não optaram por estarem em uma praça de guerra, vidas que se vão antes do esperado. Rula Jebreal uniu tudo em um só livro e fiquei feliz de saber que vai virar filme. Uma linda história que merece ser lida por muitos!





© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por