TERAPIA NO CINEMA : Coração de Tinta

18 setembro 2013

Título: Coração de Tinta – O livro Mágico.
Título original: Inkheart
Ano: 2008
Direção: Iain Softley
Roteiro: David Lindsay-Abaire
Elenco: Brendan Fraser, Helen Mirren, Paul Bettany, Andy Serkis, Eliza Bennett, Jim Broadbent, Sienna Guillory
Gênero: Fantasia, Aventura
Duração: 1h47min.







Sinopse: Mo Folchart (Brendan Fraser) e sua filha Meggie (Eliza Bennett), de 12 anos, são apaixonados por livros. Desde pequena Meggie teve o hábito de leitura estimulado pelo pai, que trabalha como encadernador de livros. Além disto eles têm o poder de trazer à vida personagens dos livros caso o leia em voz alta, só que sempre que isto acontece uma pessoa real é inserida nos livros. Até que um dia, ao passear por um sebo, Mo ouve vozes de "Coração de Tinta", um livro que não lhe traz boas recordações. Sua história possui castelos medievais e estranhas criaturas, com este universo tendo aprisionado a mãe de Meggie quando ela tinha apenas três anos. Mo sempre desejou encontrar o livro e salvar a esposa, mas agora precisa lidar também com o sequestro de Meggie por Capricórnio (Andy Serkis), que deseja dar vida a diversas criaturas malignas.


Curiosidades: Foi Cornelia Funke, autora de "Coração de Tinta" e produtora do filme, quem escolheu Brendan Fraser para interpretar o personagem Mo Folchart.
O 2º livro da trilogia foi dedicado ao ator e a autora enviou a ele uma cópia autografada.




Foi numas férias de verão, quando estava em Fortaleza e na época em que nem gostava de ler tanto assim que vi o filme que mudou minha vida para sempre. Foi com Coração de Tinta, o filme, que descobri o livro e que ler pode ser muito mais apaixonante e interessante do que eu pensava.
A drama me atraiu desde o inicio, já imaginou trazer personagens do seu livro favorito para sua casa? Ou melhor, entrar no seu livro favorito? Fiquei curiosa, na época estava começando a me interessar por leitura. Além disso, vi o filme por causa de Brendan Fraser, um dos atores que eu mais amo desde George, o Rei da Floresta! O que me impressionou bastante foi o papel interpretado por ele, Mortimer Folchart, foge um pouco do tipo que vi nos filmes feitos por ele, o cara durão que dá porrada o tempo todo. Mas a interpretação dele também é impecável, quando li o livro não consegui imaginar ninguém melhor do que ele para fazer nosso querido Mo.
Outro ator que tem uma performance impecável, e que mesmo tendo características físicas diferentes de seu personagem no livro também não consegui achar ator melhor foi Paul Bettany como Dedo Empoeirado, ou no inglês Dustfinger. Na minha humilde opinião ele o interpreta com perfeição! Outra atriz gosto muito graças a esse filme é Helen Mirren, interpretando minha querida Elinor. Senti que seu papel no filme foge um pouco da personagem do livro, a Elinor do livro é bem mais mal humorada e sarcástica do que a do filme, e acho que isso foi uma perda para a atriz. Adoraria ver Helen fazendo a Elinor dos livros, daria um toque mais engraçado a drama e acho que com a caracterização necessária ela ficaria perfeita!
A fotografia do filme é simplesmente linda! Faz com que você queira ir correndo para a Europa! Chamo a atenção para uma das primeiras cenas, a de Mo e Meggie em sua van indo para uma pequena cidade, o posicionamento da câmera em relação ao caminho da montanha é perfeito! (Se eu estiver pensando na cena certa! Se não, me perdoem, não vejo o filme faz um certo tempo!) Outra cena que me rouba o folego é a da casa de Elinor, perto de um grande lago. Com certeza gostaria de morar numa casa daquelas com quartos entupidos de livros!


É um dos meus filmes favoritos porque foi graças a ele que conheci um dos meus livros favoritos, ele fala do sonho de todo o leitor compulsivo: entrar e viver nos livros que mais gosta. O final do filme é perfeito, não consigo dizer qual gosto mais se do livro ou filme, e ele com certeza vai te fazer ir querendo comprar o livro!

POR DEBBY ANDRADE
© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por