Coluna Raffa : Passarinha da @EdValentina

17 setembro 2013

Título original: Mockingbird
Título no Brasil: Passarinha
Autora: Kathryn Erskine
Editora Valentina
Número de págs: 224








 "Passarinha" é um daqueles livros que não tem como ficar neutro. Quando começamos a ler já somos envolvidos pela protagonista e o sentimento que temos por ela é um misto de pena e de orgulho. Caitlin é autista, ou melhor explicando, ela é portadora da síndrome de Asperger. Ela vê o mundo com outros olhos, ela o entende bem diferente das outras crianças de 10 anos e é tratada como a esquisita na escola na qual estuda.
É também uma menina de garra, que tenta ter força no meio de uma vida nada fácil, ela perdeu sua mãe e recentemente seu irmão morreu depois que um atirador entrou na escola que estudavam e ele foi uma das vítimas fatais. Nos envolvemos com ela, com a dor do pai, que como se não bastasse tudo que já sofreu ainda tenta tirar forças para apoiar a filha no que ela precisar para entender melhor o mundo a sua volta.
Vemos o que já sabemos, que o ser humano não tem qualquer paciência com os desiguais, com aqueles que tem qualquer dificuldade, se ridiculariza, se possível o deixa sentir o como não é aceito e ela por pura ingenuidade não vê o mal que as pessoas tentam lhe fazer. Por um lado o livro é tocante, temos vontade de entrar na história, de abraçar a protagonista, de dizer que tudo vai passar, ou como já dizia o grande Mário Quintana " Esses que estão atravancando meu caminho, eles passarão, eu passarinho!".
Na amizade com Michael, um menino de 7 anos, ela descobre que ainda existem pessoas legais que como ela diz são boas.
Caitlin era para ser vítima mas a força da protagonista é tanta que ela nos prova que pobres coitados são aqueles que não enxergam as diferenças, que não como ela veem o preto e o branco mas que só aceitam o preto e o branco .
Emocionante, bem escrito e extremamente diferente do que já lemos.
Lindo, do início ao fim!



© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por