Coluna Raffa - UMA GARRAFA NO MAR DE GAZA da @cialetras

01 agosto 2013


Título original : Une bouteille dans la mer de Gaza
Título no Brasil: Uma garrafa no mar de Gaza
Autora : Valérie Zenatti
Tradução : Julia da Rosa Simões
Editora : Seguinte
Número de páginas: 128 



 Tão bom quando escolhemos ler um livro e ele é inteligente do começo ao fim. Comprei " Uma garrafa no mar de Gaza" porque cinéfila como sou vi que fizeram um filme, quis então antes de vê-lo ler o livro.
Ao ver que ele tinha poucas páginas imaginei que não fosse tão bom e por estar na parte de infanto-juvenis cheguei achar que seria bobo.
Ledo engano, o livro escrito pela judia italiana Valérie Zenatti é simples e belo. É uma descrição detalhada dentro da troca de emails de 2 jovens cujos países vivem em guerra sobre todos os temores que passam.
De um lado temos Tal, a israelense de 17 anos que tem a ideia de pedir para seu irmão mais velho que serve ao exército do país na faixa de Gaza - exatamente onde ocorrem os piores conflitos entre Israel e Palestina - que jogue uma garrafa contendo uma carta dela dentro do mar, receoso, o irmão somente enterra a mesma na areia. O que Tal queria era se comunicar com uma jovem de sua idade que fosse da Palestina e assim entenderem e dividirem os medos uma da outra.
O que acontece é que um rapaz de 20 anos que se chama Naim - e que boa parte do livro ela não sabe o nome, ele se entitula Gazaman - vai encontrar e vai manter com ela contato em trocas de emails.
A princípio a relação dos dois vai ser de farpas, principalmente da parte de Naim que é debochado e vê com muita desconfiança qualquer contato com alguém do " lado inimigo".
O que poderia ser somente mais um livro do gênero, é na verdade um desabafo, entre 2 jovens que não concordam com as guerras travadas entre seus países e a dor de toda hora ver pessoas mortas em atentados.
Muitas partes da história dos dois países é retratada pelos dois , como na de quando Bill Clinton, então presidente dos EUA conseguiu unir Arafat e Rabin em um aperto de mãos que selou a momentânea paz entre os dois países.
"Uma garrafa no mar de Gaza" é uma aula de história, e formato de troca de emails entre impossíveis amigos e com um final surpreendente a altura de todo o livro.
Amei a escrita da autora e agora torço para que o filme estreie logo no Brasil.    


Obs ; O filme já estreou no país, a resenha foi feita antes da estreia do filme no país. 
Obs 2: O filme é tão maravilhoso quanto o livro! Super recomendo! 

O livro " Uma garrafa no mar de Gaza" está em nossa promo de Comentarista! Comente em todos nossos posts e concorra no domingo a um livro a sua escolha ( dentre os 3 informados na promo!)
© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por