Coluna Raffa: Por enquanto, adeus

29 agosto 2013



Título original: Por enquanto, adeus
Autora : Janda Montenegro
Editora: Generale














" Tudo que li em " Adeus por enquanto" é tão real com a vida de uma jovem do Brasil que choca por vermos nas páginas uma realidade do cotidiano. Brasileiros que sonham com um intercâmbio, que não ligam para terem empregos que no Brasil jamais aceitariam desempenhar as funções como garçonete, lavador de pratos...e tudo isso porque? Porque chamam de experiência, fazer isso em países de primeiro mundo é " chique", não pega mal e afinal de contas é uma troca de cultura pois se fala em outro idioma com as pessoas que se trabalha. Eu, particularmente nunca entendi como pode ser legal pagar para viver em outro país e ser atendente do Mc Donald´s mas trabalhar no Mc da esquina é pagar mico.
Sofia é como a grande maioria, vê no intercâmbio uma chance de em 3 meses realizar um sonho, não pensa duas vezes e acredita que ao ganhar dos pais a viagem de presente para passar 3 meses em Miami viverá a melhor fase de sua vida.
No início procurei ansiosa pelo nome da protagonista que só aparece lá pela página 15....depois talvez por trabalhar na área esperei que ao ganhar as passagens de presente que ela citasse a dificuldade e tensão que sempre é para um brasileiro conseguir um visto americano ( hoje em dia menos mas as datas do Consulado nem sempre batem com a data de viagem...), o que foi devidamente explicado mais a frente quando ela explica que teve sorte e conseguiu tudo dentro do tempo para pode viajar.
A tensão na imigração também é sempre uma constante já que sabemos que a hostilidade dos agentes de imigração de muitos países é uma dor de cabeça durante o voo...o frio na barriga em ser chamada na fila...o alívio por ter o passaporte carimbado e assim sua entrada permitida nas terras de Obama...quem nunca passou por isso? Gostei muito de ter sido tão bem relatado!
Ao chegar no país, todas as dúvidas, os anseios...são sentidos junto com a protagonista pois são muito bem descritos.
Estranhei o abraço da Sra Lili porque tirando os imigrantes italianos e nós brasileiros, nem mesmo o povo mexicano tem costume do abraço.
O fato dela dividir o quarto com a insuportável Melody é sentido por nós também, sabemos que aguentar alguém seja no trabalho, na faculdade ou pior ainda como nesse caso dividindo um quarto que tem prazer em implicar conosco é extremamente desagradável.
NO decorrer do livro Melody tem alguns momentos de legal mas logo a máscara cai e ela continua insuportavelmente chata, tem inveja de Sofia, a acusa de tudo e tem aquele preconceito típico dos americanos com os imigrantes.
Ao arrumar um emprego de garçonete no Fridays ela nem imagina o que está por vir...na verdade nem nós imaginamos: é ali que ela vai conhecer os 3 caras que ficarão apaixonados por ela - Tristan por quem ela vai ter o amor recíproco, Pablo que é o namorado de Melody e só por aí já dá para ver a encrenca que arruma e Benito um chatonildo que vive a perseguindo .
Dos 3 admiradores...ela se envolve de certo modo com..os 3! O que meu lado puritano se chocou um pouco....porque sempre acho que quem ama não trai e isso vale beijinhos supostamente inocentes. Mas como não bebo e a desculpa dos outros 2 beijos ( com Pablo e Benito) são o fato de ela estar alta...não me sinto muito apta a opinar pelo caso.
Medalha de bom moço e namorado perfeito para Tristan, que a ama intensamente daqueles amores de livro e filme que te fazem suspirar em cada fala e torcer pelo final feliz.
Eu gostei de verdade da história mas quando estava remetendo a Nicholas Sparks pelo final triste...li que ela é baseada em fatos reais. Isso é muito triste...porque saber que alguém encontra o grande amor, daqueles de verão verdade...mas o perde não para a distância mas sim para a morte...nossa...achei forte!
Parabéns Janda pela história, envolvente, emocionante e ainda que triste no final nos faz pensar que como diria Renato Russo " é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã..." 


Fiquei muito feliz quando a Janda que é uma amiga querida, colocou um quote meu na contracapa do livro!
Tive o prazer de ler o livro antes de chegar as lojas - chegou ontem!! - e vocês poderão comprá-lo na Bienal do Livro!

Olhem que chique meu nome e do LMT na contra-capa do livro <3!

Para quem quiser conhecer a Janda na Bienal:
 Lançamento de Por enquanto , adeus no dia 07 de setembro no estande da Comix as 16 h!
Com certeza estaremos por lá :)

No dia  06 de setembro ela estará na Livraria Cultura do Centro

Data e Hora: Sexta-feira, 6 de setembro às 18h
Loja: Cine Vitoria - R. Sen. Dantas, 45 - Centro
Local: Galeria
© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por