Coluna Raffa: Fale! ( Resenha) da @EdValentina

13 agosto 2013

Título original: Speak
Título no Brasil: Fale
Autora : Laurie Halse Anderson
Editora:Valentina
Número de págs: 248








Fale! não é de nem de longe um livro simples, a autora Laurie Halse Anderson soube como contar em uma história que de bonita não tem nada, o tema de estupro e bullying sofridos por uma mesma pessoa.


Melinda tem 13 anos, apesar da pouca idade já sabe bem o que é ser abusada em uma festa, sofrer com a desaprovação dos supostos amigos que não acreditam nela e com isso ver a escola como seu inferno diário. 

O livro demorou para ser lançado no país, por esse motivo acabei vendo o filme "O silêncio de Melinda"com a atriz Kristen Stewart antes de ler o livro, e sinceramente achei os dois muito bons.
Vivemos junto com Melinda todo o desdém que a escola, desde os alunos até os professores, tem com ela e seus problemas. Melinda é uma menina normal , até o dia que vai a uma festa e parece que o sexo oposto não entende o não como resposta.
O que mais me causou estranheza é a reação dos pais de Melinda ao que ela vive, reclamam da menina muda e distante que ela se transformou mas não parecem interessados em saber o real motivo da mudança de humor da filha.
Com um tema tão pesado, "Fale!"poderia ser chato, mas é maravilhoso, desde a construção dos personagens aos sentimentos da jovem que sofremos junto com ela tudo que passa por ter sido vítima .
Vale lembrar que a autora também escreveu "Garota de Vidro"que é um livro ótimo sobre o tema da anorexia.
No final da edição, muito bem cuidada por sinal, temos uma entrevista com a autora bem bacana.
Um livro imperdível.

© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por