Coluna Raffa : Cartas Lacradas da @editorarecord

06 agosto 2013

Título original: Cartas Lacradas
Autora : Dora Openheim
Editora : Record
Número de págs: 462










Quando " Cartas Lacradas" chegou na minha casa eu pulava de alegria, tinha uma expectativa muito grande com o livro porque queria demais saber sobre as duas judias que trocaram cartas.
O problema é que por erro meu, imaginei que fossem durante a segunda guerra e óbvio que não eram, pois o próprio livro fala que vai do período de 1850 a 1917! Ou seja, nem meus avós que já se foram eram vivos.
O livro é bom mas não consegui amar como achei que faria.
A autora Dora Openheim se encanta em uma viagem a Grécia com seu marido pela história da família dele, acaba levando consigo uma caixa de costura lotada de cartas trocadas entre amigas durante o tempo acima citado. Nem mesmo o marido dela entende o porquê da esposa ter tanto interesse na história.
Também demorei para entender. O livro é rico demais em detalhes e as vezes cansa, quando a riqueza é na vida de um famoso que lhe interessa a história, ou se fosse durante o que passaram na segunda guerra eu me encantaria bem mais.
Mas não o é, a história é tão complicada e tem uma penca de personagens que a autora coloca uma árvore genealógica no final do livro, precisava mesmo, é muito nome, muitas história para uma pessoa só lembrar.
Me interessei por saber mais do local que ela cita o tempo todo : Salonica. Quis ver as pessoas da época como viviam, mas o interesse pela família não veio.
Por mais que as vezes tenha me interessados pela história da italiana judia : Michaela Varsano, ela é intensa, vive os acontecimentos sem medo, e até se envolve com quem não deve.
Mas os demais personagens por mais reais que sejam me deram sono.
Eu o faria mais curto, não vejo porque ter tanto detalhe em um livro que poderia ser menor e bem mais interessante de se manter uma leitura.
A escrita de Dora Openheim é concisa mas a história sendo longa nos cansa.
Uma pena, pois esperava muito do livro e a história não me ganhou como eu achei que aconteceria 
© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por