TERAPIA NA XVI BIENAL RJ : Novidades e dicas para o evento

17 julho 2013


Tenho visto muitas visualizações no nosso Terapia na Bienal mas poucos comentários, precisamos saber de vocês sobre o querem saber, principalmente que acompanha o blog sempre, sabe que os posts especiais da Bienal tem o intuito de deixar os seguidores informados sobre a edição do ano.
No canto lateral do blog você pode encontrar as postagens da Bienal desse ano, pelo marcador " Bienal 2013" e ver todas as postagens que já fizemos a respeito.
Esse post vem com mais novidades de nomes confirmados - alguns a gente já citou mas vale a pena lembrar para os que não sabiam - e outros são novidades em primeira mão.
Espero que vocês curtam pois é um post preparado com muito carinho da equipe do LMT para vocês!


 Vamos começar recapitulando e informando quem já está confirmado para essa edição da Bienal? Com vocês, os brasileiros e " importados" que animarão nossos 11 dias de evento <3!
 Laurentino Gomes que escreveu o bestseller "1808", livro que fala sobre a História do Brasil e teve mais de meio milhão de exemplares vendidos confirmou sua presença no evento! Marque na sua agenda, o autor estará na Bienal no dia 31/08, às 15h30!!
 O divo ( suspira, pessoal!) Nicholas Sparks estará na Bienal no dia 31/08, sábado, de 12h às 14h!
O autor Nicholas Sparks foi oito vezes considerado o número 1 de acordo com o New York Times, ultrapassando 50 milhões de cópias impressas em todo o mundo. Com mais de 15 sucessos dentro e fora dos Estados Unidos, traduzidos em mais de quarenta idiomas. Vários livros foram adaptados para o cinema, como "Querido John", "A Última Música" e "Noites de Tormenta".
Sylvia Day  é responsável pela série “Crossfire”, nos quais os livros “Toda sua” e Profundamente Sua” ficaram na lista dos mais vendidos em 2012. Publicados em mais de trinta países, seus livros foram considerados uma “aventura emocionante” pelo Publishers Weekly e “perversamente divertidos” pela Booklist. “Para Sempre Sua”, terceiro livro da coletânea, chegou às lojas em junho e já alcançou o segundo lugar! Programe-se, a autora estará na Bienal do Livro no dia 7/09!


 Matthew Quick  autor de “O Lado Bom da Vida”, livro que está em primeiro lugar na lista dos mais vendidos da Veja, confirmou presença na XVI Bienal do Livro Rio! A obra já chegou a cem mil cópias vendidas no Brasil e foi adaptada ao cinema, onde foi estrelada por Bradley Cooper e Jennifer Lawrence, que levou o Oscar de melhor atriz pelo papel.

 Você sabia que o livro “O monge e o executivo” foi traduzido para 9 línguas e teve mais de 3 milhões de cópias vendidas? Agora nós temos uma ótima novidade para você: James Hunter, o autor da obra, está confirmado para a Bienal do Livro 2013! 

Emily Giffin, que já veio em 2011 volta ao país ,  autora de “Presentes da Vida”, " O noivo da melhor amiga" , " Questões do Coração" entre outros, estará presente na Bienal do Livro 2013! 

 Javier Moro também virá ao país mais uma vez, o autor espanhol que já veio ao país e é autor de entre outros sucessos : Paixão India vai participar do Café Literário e terá uma tarde de autógrafos no primeiro final de semana do evento! A Planeta ainda não divulgou o horário em que ele estará no estande da editora.


 Emma Donoghue, autora do livro "Quarto", lançado no Brasil pela Verus, será destaque do  evento.Fará um bate-papo com os leitores em local a ser definido .

Mark W. Baker é romancista, autor do best-seller "Jesus, o Maior Psicólogo que Já Existiu" lançado no país pela Sextante, foi um dos últimos confirmados no evento e deve fazer uma tarde de autógrafos no estande da Sextante!



Cheryl Strayed que teve seu livro " Livre" publicado no Brasil pela Editora Objetiva confirmou presença, o livro figurou na lista de best sellers dos EUA e ela foi até entrevista pela famosa apresentadora americana Oprah Winfrey! 

DICAS PARA BIENAL DO LIVRO RJ
Sou Rata de Bienal, nem lembro qual a primeira que fui, de acordo com minha mãe, desde que aprendi a ler, então já posso ter cartão fidelidade do evento! Mas, com o boom dos blogs literários e para nossa alegria cada ano que passa a Bienal está mais cheia de gente!Alguns autores dizem que somente no Brasil eles tem status de super star, com direito a gritinhos e correria na fila para pegar senhas e ter seu glorioso momento, então vamos as dicas da Raffa para você não perder nenhum minutinho de Bienal ;)

Então como diria Anitta, PRE-PA-RA que agora é hora <3!

 1- Os ingressos *
Quando os postes do Rio de Janeiro começarem a ficarem lindos com os anúncios da Bienal do Rio pode ter certeza que está chegando o evento! Quem nunca veio talvez não saiba que a melhor opção é comprar o ingresso antes em um dos postos de venda ! Os ingressos comprados no site oficial não dão direito a entrada direto, você tem que entrar na fila para trocar pelo ingresso de código de barra, mesmo assim, para quem vem de outra cidade, vale a pena comprar no site e trocar na hora porque é muito menor a fila ! Se você tiver a oportunidade de comprar antes, perfeito! As filas costumam ser imensas  e demoradas nos dias de Bienal! Os ingressos ainda não estão a venda, informaremos assim que estiverem...

2- Como chegar
Olha , a verdade é que o local é longe demais de tudo, exceto para quem mora na Barra da Tijuca , Jacarepaguá e proximidades. O RioCentro é chamado por alguns de Curicica, mas ninguém define ao certo de é Barra, Jacarepaguá ou Curicica. Eu moro na zonal sul da cidade, para quem vai ficar hospedado no Centro, Glória, Catete, , Largo do Machado,  Copacabana, Botafogo, Flamengo, Ipanema , Leblon, São Conrado, tem uma linha de ônibus 332 ( que na outra Bienal era 2113) que para na porta saindo do centro do Rio ! Vejam o trajeto dele
 Nenhum dos dois aeroportos da cidade - Santos Dumont e Galeão - ficam próximo da Bienal! Portanto, verifique qual localidade você vai ficar hospedado, porque se for Zona Sul e Centro o Santos Dumont é o mais perto! 
Os táxis aqui do Rio não são nada em conta, se você pretende ir de táxi para o RioCentro separe uma boa grana ou divida com mais amigas para ficar em conta! Da Zona Sul ou Centro do Rio para Bienal de ônibus sem trânsito demora mais de uma hora e meia!

3-O que vestir
Agosto e setembro no Rio são meses mais frios, se você vem do Sul do país vai achar até quente mas se é da região Norte/ Nordeste vale a pena trazer um bom casaco. O local é coberto mas são pavilhões onde a lateral não é fechada, o que faz com que uma boa corrente ar entre o tempo todo! Eu gosto de ir para Bienal com uma camiseta  calça jeans e sempre levo casaco e um cachecol porque o ônibus que pego é um gelo! Não uso outro calçado que não seja tênis porque fico horas na fila de autógrafos, horas na fila de comida, sim, prepare-se para enfrentar muitas filas , veja o tópico abaixo!
Então vista algo confortável, nada de saltão, calças  muito justas, porque pagar cofrinho é o que mais vemos quando o pessoal cansa e senta no chão. Eu sempre levo uma mochila porque minha coluna não aguenta os livros que compro e mais uma bolsa que é para estar com a máquina sempre a mão quando preciso. As vezes por causa da correria dá calor sim, por isso acabo ficando boa parte de t-shirt e coloco o casaco para voltar para casa. É aconselhável um bom guarda-chuva pequeno porque as vezes chove no final do dia!


4- As filas e a correria pelas senhas!

Não é lenda que a Bienal do Rio tem filas imensas, alguns autores mais disputados tem filas na entrada do local desde 6 ou 7 da manhã , quando o evento só abre na verdade as 9 ou 10 da manhã. A fila muitas vezes é no sol, o calor não é dos maiores mas mesmo assim p dia já começa cansativo. E não achem que é exagero, porque Hillary Duff em 2011 deixou traumas nessa que vos fala até hoje. De todos os autores que tentei autografar na Bienal ela foi a única que nem cheguei perto das senhas, tudo porque as 7 da manhã já tinham mais de 400 pessoas do lado de fora! O ano de 2011 foi bem atípico mas mesmo assim pode ter criado uma tendência a imensas filas sempre. Em 2007 e 2009 anos em que as atrações eram muito boas também, não havia tanto desespero, somente Meg Cabot no segundo dia de autógrafos causou alvoroço.
Em 2011 boa parte dos autores tiveram correria pelas senhas, entre eles : Anne Rice, o padre Marcelo Rossi e Lauren Kate!
Esse ano o mais espero é Nicholas Sparks, por enquanto ele só virá em um dia da feira e promete ser uma espécie de Jogos Vorazes, já que o máximo de senhas dadas para autógrafos de um autor são 400 ou 500!
A correria começa na entrada onde todos querem ser Bolt por um dia para ultrapassarem todos os obstáculos até o pavilhão desejado.
Passado o susto, quando se pega a senha é pura emoção, mais algumas editoras gostam de infartar a gente em doses homeopáticas e nos fazem ficar na fila o dia inteiro para então darem a senha. Isso gera um dia inteiro sentada no chão em frente ao estande e mais horas para ser atendida.
Chato? Sim...mas ainda assim todo ano aqui ou em SP ( que é bem mais light!) faço tudo de novo! ;)

Na próxima quarta mais novidades e dicas :)



 








© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por