COLUNA RAFFA FUSTAGNO - RESENHA DE A LISTA DE MEUS DESEJOS

18 abril 2013

Título original:La liste de mes envies
Título no Brasil: A lista dos meus desejos
Autor: Grgoire Delacourt
Editora: Alfaguara
Número de págs: 150








  Quem nunca passou por uma casa lotérica viu aquele anúncio de " Mega sena acumulada" e mesmo sem jogar - ou jogando - começou a fazer planos do que faria com tanto dinheiro? A protagonista desse livro é uma francesa de 47 anos que nunca nem sonhou ganhar na loto. Conforme ela mesma narra, ela se acostumou com a vida na pequena cidade de Arras, casada com um funcionário de uma empresa de sorvete, mãe de 3 filhos sendo que um morreu logo após o nascimento e os outros 2 já saíram de casa e dona de um armarinho que lhe dá pouco lucro por mês.
Desde que casou e teve filhos ganhou formas avantajadas e sabe qeu seu marido sonha em ter alguém mais jovem do que ela e mais bonita de corpo, não que ele tenha lhe falado, mas ela sabe. Sabe também que o sonho dele é ter um carro esporte, a coleção toda de dvds do 007 e alguns outros artigos que com o que ganham ele raramente o terá. Mas se orgulha do marido trabalhador que ainda faz um curso tarde da noite para quem sabe virar gerente da fábrica um dia.
Ao lado de 2 solteironas que já ganharam na loto uma vez um prêmio não táo grande como de costume são os prêmios, ela acha que as amigas só andam com ela pra se sentirem mais bonitas.
Acho que esqueci de falar que Jocelyn é casada com Jocelino, até ela acha graça mas é uma das poucas vezes que acha graça da vida, de resto ela se lamuria o livro inteiro, inclusive da falta que sente da mãe já falecida e de ter que lidar com o pai que só lembra das coisas por 6 minutos, de resto não a reconhece.
A vida dela é isso até resolver por incentivo das amigas jogar na loto, e logo ela ganha os 18 milhÕes de euros tão esperados.
O que você faria?
Bem, nossa protagonista não faz nada, ela faz sua lista calada e não conta sequer para o marido que ganhou o tal prêmio.
Daí pra frente tenho medo de contar spoilers, mas como já podeos imaginar nem sempre o dinheiro nos traz somente felicidade, muitas vezes ele faz com que vejamos o real caráter das pessoas que nos cercam.
"A lista dos meus desejos" não é um livro de lições de moral, de uma história linda de emocionar e sim uma espécie de verdade, a verdade de Jo, que aos 47 anos mesmo rica vê que nem tudo é o que parece ser! Gostei tanto desse livro, da forma como o autor nos apresenta Jo que fica difícil explicar o como essa personagem me ganhou em poucas páginas, acho que porque ela seja como muitas de nós somos, ela vê os erros, o lado ruim das coisas nela mesma e nem sempre está certa sobre a força ou os valores que tem si mesma.
Jo é lindamente forte pode dentro e por fora! Amei esse livro!
© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por