COLUNA RAFFA FUSTAGNO - RESENHA DE " ZUMBIS x UNICÓRNIOS"

28 março 2013

Título original: Zumbis vs Unicorns
Título no Brasil: Zumbis x Unicórnios
Autores : Justine Larbalestier, Meg Cabot, Holly Black, Scott Westerfeld, Cassandra Clare, Diana Peterfreund e outros

Editora: Galera Record
Número de páginas: 382



De que lado ficar quando se há zumbis ou unicórnios? Muito doido não? Esse é o tema desse livro que foi ideia de duas escritoras: Holly Black e Justine Larbalestier.
A princípio pensei que seria um besteirol só mas me encantei com esse livro de tal forma que o li em dois dias e não conseguia parar.
Com nomes de peso como Meg Cabot e Scott Westerfeld ( para quem não sabe ele é marido de Justine) o livro é extremamente interessante!
Primeiro vou aqui assumir que sempre amei unicórnios, desde que She-ra empunhava sua espada e transformava um simples cavalo no poderoso Ventania! Outro famoso unicórnio era o Uni de " Caverna do Dragão" desenho esse que cresci vendo. Sem contar que os famosos " Meu querido pônei" também tinham sua versão unicórnio. Unicórnios são fofos, sadios e amigos, certo?
Já os zumbis....sempre os achei bizarros, eles rastejam e isso já me irrita, eles deixam pedaços deles caírem o tempo todo e ainda por cima comem nossos cérebros! Como assim? Eles definitivamente não são fofos! E não lembro quando vi meu primeiro zumbi mas certamente não foi na infância, minha mãe jamais deixaria eu chegar perto! Depois posso ter visto muitos filmes de terror nos quais eu rezava para eles morrerem e até hoje não encontrei um zumbi que tivesse pena...na verdade até ver "Walking Dead" ou para ser sincera até ler esse livro! Por isso que resolvi fazer resenha dizendo o que achei de alguns contos que escolhi:
A MAIS ALTA JUSTIÇA de GARTH NIX
Falando de unicórnios esse conto é bom ao extremo, já dá ânimo de ler o livro contando a história da princesa Jess, que está levando sua mãe envenenada para dar um último beijo em seu pai e um unicórnio ou um palafrém! O pai que é amante de Lieka que nada mais é do que uma bruxa que quer assumir o reino. Com a ajuda do unicórnio Elibet, ela que já está morta há 3 dias - mas que com o encanto do animal consegue "viver" mais um pouco - implora por um beijo de despedida do rei. O final? Perfeito! Pena que o conto é curto!

LOVE WILL TEAR US APART de ALAYA DOWN JOHNSON

Defendendo o time do zumbis esse conto me agradou demais. Primeiro porque imagino que a escritora seja muito fã da banda Joy Division - imaginei que assim como amo os Guns n´Roses faria todo sentido o que ela escreveu - porque tanto o título como tudo que ela conta tem como fundo músicas da finada banda e até informações da vida dos integrantes que eu desconhecia.
Tudo começa com um zumbi descrevendo o como é difícl resistir a sua comida predileta, o cheiro o atraí , por mais que você diga não seu instito diz que sim! É como alguém de dieta resistir a um suculento lanche do Mc Donald´s. O problema é que o conto já começa narrando como é complicado para um zumbi resistir ao melhor cérebro ou corpo com cheiro de gosto de macarrão com molho de queijo...nojento? Sim, mas ainda assim extremamente bem bolado!
Jack é o amigo bonitão do tal zumbi...eu entendi errado mas o zumbi Grayson é um homem e ele sente mais atração por...meninos! Essa atração não só de comida...mas bem vocês sabem! O que sente por meninas é somente o prazer de atraí-las para ser sua refeição principal. Mas esse amo zumbi embalado por músicas do Joy Division gera uma das melhores histórias desse livro!

TESTE DE PUREZA de NAOMI NOVIK
História bacaninha mas sem nada demais ... um unicórnio leva Alison uma ex fuzleira naval que está domrndo no banco do Central Park que acha que está delirando até Otto Penzler que precisa de uma virgem para seu encanto . Acontece que ela não é virgem...mas mesmo assim o unicórnio a leva até o malvado da história.
Com falas bem feitas como por exemplo: " Você acredita que é mais difícil encontrar uma virgem do que um unicórnio em NY?" o conto é apenas interessante sem grandes surpresas e um final morno.

BUGANVÌLIAS de CARRIE RYAN

Falando sobre zumbis o conto é muito bom, a menina mimada Iza que vive sobre a proteção de seu poderoso pai se vê frente a frente com alguns zumbis piratas que querem tomar o poder de seu pai.
A menina de 15 anos que vivia longe de todo e qualquer perigo se vê obrigada a enfrentar o zumbi que pretende fazê-la de primeira dama daquela forma nojenta que só eles conseguem. Namorar um vampiro? Ok! Mas um ser como m zumbi? Argh!
O final é muito bacana! Não conhecia a autora mas gostei muito de como escreve!


AS CRIANÇAS DA REVOLUÇÃO de MAUREEN JOHNSON

Posso escolher esse como um dos melhores - senão o melhor!!- conto desse livro? Primeiro porque se Maureen Johson é Team Zumbi ela também é Team Anniston! Jennifer tinha que ler essa história!
Sofie e Franklin são um casal de namorados que decidem ir se aventurar na Inglaterra, ele tendo grana e ela sofrendo muito por mal ter o que comer!
Ela então se candidata ao cargo de babá de uma famosa atriz muito tatuada, magérrima, casada com um também ator famoso e que tem uma penca de filhos: biológicos e adotados! Coincidência? Não...rs Acontece que a tal mãe famosa tem crianças esquisitas que só comer comida crua e ficam presos vendo tv com programas que não são muito adequados para suas idades.
Ao receber uma mordida de um deles Sofie vai ver que se meteu em uma casa não só esquisita mas perigosa de um jeito que vai mudar a vida - ou morte,ou sono - dela e de seu namorado para sempre.
Fantástico esse conto!

O CUIDADO E A ALIMENTAÇÃO DE SEU FILHO DE UNICÓRNIO ASSASSINO de DIANA PETERFREUND

Wen é mais uma menina que tem certo medo de unicórnios, seus pais a criaram para ficarem bem longe dessas criaturas perigosas. Acontece que em um belo dia acompanhada de seus amigos ela vê em um parque de diversões um cartaz para que os visitantes conheçam Venom, de acordo com eles o único unicórnio capturado vivo do mundo. Até aí tudo bem, vai rolar aquele climinha com dois carinhas da história, vai ficar um suspense no ar...mas acontece que Wen parece ter um envolvimento com os unicórnios, algo que a faz voltar ao local e assistir ao unicórnio dar a luz , ela termina a noite com um bebê unicórnio nos braços tendo que proteger.
O conto é um dos maiores, prende pela história, pelo carinho que Wen vai começar a ter pelo bebê e por tudo que envolve esse ato. Outro conto muito bom ;)

INOCULATA – SCOTT WESTERFELD

Do time de Zumbis, o super Scott Westerfeld defende os com uma história bem escrita mas ainda assim com um final que esperava mais. Uma espécie de Apocalipse Zumbi ocorre . narrado por Allyson que tem uma paixonite por Kalyn – sim , uma menina! A história sobre adolescentes fugindo das criaturas a- que apelidaram de Zê- que de acordo com Scott são 6 milhôes de Zumbis vagando pela cidade e aceitando o triste fim...bem escrito e só.


PRINCESA BONITINHA – MEG CABOT

Meg falando de princesas? Tão...previsível! E advinha a idade? 17 anos...a personagem principal de seu conto se chama Liz Freelander e sofre de todas as coisas comuns das adolescentes de high school. Não conseguindo achar graça nem no dia de seu aniversário. Com uma “adversária” aniversariando no mesmo dia que ela...Kate Higgins, o início da história é morno. O fator fofura fica por conta da entrada na história de Gloria , um unicórnio fofo que só quer o bem de sua dona, e até serve de cupido para unir ela e Jeremy. Lindo como os romances narrados por Meg mas com a ajuda de um unicórnio cupido. 
 
© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por