COLUNA RAFFA FUSTAGNO : MEU ENCONTRO COM O AUTOR (de novo) : LUCINDA RILEY

05 março 2013

Quem acompanha o blog vai certamente falar : de novo? Sim, ano passado fomos eu e Fernanda no hotel conversar com a Lucinda Riley autora do lindo livro : A Casa das Orquídeas. O encontro foi inesquecível!
Pela fofura de Lucinda fiquei muito feliz quando ela anunciou em seu Facebook que viria para o Brasil em março para pesquisar sobre o Rio de Janeiro onde se passará seu próximo livro! A Novo Conceito logo avisou que ela atenderia os fãs em um Bate-Papo no dia 01 de março na Saraiva do Rio Sul as 19 h! 
Dessa vez Lucinda já tinha dois livros publicados pela editora, o sucesso " A casa das orquídeas" e " A luz através da janela". Apesar de muitas amigas da blogosfera terem se animado, dois fatores contribuíram para que o evento tivesse cerca de 30 pessoas somente. Uma greve de ônibus no dia do aniversário da cidade ( presentão né!) e uma chuva bem chatinha que caiu o dia todo.
Infelizmente a Fernanda não pôde estar comigo curtindo a noite, quem me fez companhia foi a Debby! Vamos as fotos e tudo que rolou?

Com um atraso de 15 minutos Lucinda chegou na livraria acompanhada do staff da editora, de seu marido ( fiu, fiu) e da tradutora.
Debby e eu
Com um sorriso de orelha a orelha e cumprimentando até aqueles que nem estavam sabendo quem ela era - os típicos perdidos de livraria!- ela ia acenando e mandando beijos . O público animado mesmo em pequena quantidade bateu palmas até ela se sentar.
O bate-papo durou pouco mais de uma hora, veja abaixo algumas das peguntas que foram feitas a Lucinda :

É a sua segunda vez no Rio de Janeiro, da outra vez você gentilmente aceitou atender seus fãs da cidade no hotel onde estava hospedada. Hoje você volta a cidade e fomos agraciados com um livro se ambientando aqui, o que fez você escolher o Rio?
Eu amei cada pedacinho da cidade, o Cristo , Ipanema, a Glória, fiquei tão encantada que não queria ir embora. Me encantei com as pessoas, com as paisagens, minha filha lamentou muito não poder ter vindo dessa vez, mas vim com meu marido ( Lucinda olha para o marido que está em pé atrás de todos nós e manda beijos para ele)  . Ele também está adorando! Aliás eu queria agradecer vocês que vieram mesmo com chuva , com greve de ônibus, " muito obrigada" ( Lucinda arrisca um português).

Qual a história de seu livro?
Bem, Maya ( nome da personagem) é brasileira e mora fora, ela virá ao Rio visitar sua avó e descobrirá em seu passado uma linda história de amor. Ambientarei essa parte na Praça Paris da Glória, é lindo lá! Ainda não decidi por qual nacionalidade ela se apaixonará, já pensei em italianos, irlandeses...o que vocês acham? Irei para Búzios pesquisar um pouco também me disseram que lá é bem calmo para escrever e um lindo local. Maya passará por todos os lugares que conheço no Rio, talvez seu namorado seja brasileiro mesmo, só posso garantir que terá muito romance. 

Você já sabe que locais do Rio você colocará no seu livro?
Ah...bem...Corcovado. Eu amo Ipanema. E algumas praças onde há também prédios antigos.
A Glória, tem aquela igrejinha da Glória. É tão bonita essa cidade com tantas montanhas, florestas,
É tão linda que quando sobrevoamos a cidade parece uma cidade de conto de fadas.
Se o livro vender bem vou comprar uma cobertura em Ipanema e depois convido vocês para festa!
  Gostaria de saber se algum de seus livros vão virar filmes?
Quem sabe? É uma dessas coisas que sim, um dia pode acontecer ... quer saber a verdade? Eu acho que sim!

Quando li " A casa das orquídeas" eu imaginei Kit Harrigton como Hugh Jackman no papel! E Keira Knigtley como Julia, quem você imaginou para serem eles?
Bem, Hugh Jackman definitivamente! Ele é ótimo  mas hum...Keira não!Ela é ótima atriz mas não ela, eu imaginei Emily Blunt no papel de Julia, o que vocês acham? Concordam? Então vou ligar para eles...  risos

Qual tipo de música brasileira conhece?
Claro, eu adoro. Bossa Nova eu conheço, em 1920 não havia essa música moderna que nós temos agora né?

A gente percebe na sua narrativa a preocupação com o passado, com o resgaste familiar, li seu livro " A casa das orquídeas" mas ainda não terminei o segundo. Você se preocupa com isso?
Tenho realmente uma preocupação com isso, acho que devemos muito a nossos antepassados, eu amo o presente mas não somos nada sem o presente. O presente das mulheres de hoje , há 60 anos atrás não tínhamos essa liberdade toda, eu gosto de mostrar isso.
É importante não esquecermos que nossas avós tinham preocupação com cuidar da casa, dos filhos, hoje somos livres para viajar, trabalhar, fazer o que quisermos. Mas acho importante não esquecermos isso.
Vocês não estão felizes que vivem em uma era moderna?E que não tem que viver a vida das avós?
Ou vocês preferem as roupas legais de época?
Lucinda fofa :)
( alguém na plateia diz que prefere os 2, um misto disso e ela concorda!)

Depois de todo esse bate-papo, era a hora de ela autografar seus livros. 
A editora Novo Conceito então fez  uma surpresa para ela e com um gigante banner em formato de janela a colocou para autografar , ela fico morrendo de vergonha! Mas mesmo assim autografou um por um! Falava com cada fã, queria saber o que tínhamos achado do livro.
Lucinda envergonhada atrás da janela....
Acima o autógrafo de Lucinda e a foto que tirei com ela em agosto do ano passado e que pedi para ela autografar também!
O encontro como sempre foi uma ótima oportunidade de conhecer mais um pouco de um autora que gostamos ( aqui fica meu imenso agradecimento a Novo Conceito) e também de encontrar amigas da blogosfera e fazer novas amizades!
Debby, Leticia, Liliana, Larissa, Mônica e eu :)



Para quem não pôde ir, fiquem ligados no LMT que até o fim desse mês postaremos a resenha do último livro dela e sortearemos um exemplar autografado para vocês!
     
© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por