Resenha– Ladrão de Almas

23 novembro 2012


Ladrao de almas
Nome: Ladrão de Almas
Autor: Alma Katsu
Editora:
Novo Conceito
Pág. 430

Sinopse: No turno da noite em um hospital em Maine, Dr. Luke Findley espera ter outra noite tranquila com lesões causadas pelo frio extremo e ocasionais brigas domésticas. Mas no momento em que Lanore McIlvrae — Lanny — entra no pronto-socorro, ela muda a vida dele para sempre. Uma mulher com passado e segredos misteriosos, Lanny não é como outras pessoas que Luke já conheceu. Ele é, inexplicavelmente, atraído por ela... mesmo ela sendo suspeita de assassinato. E conforme ela conta sua história, uma história de amor e uma traição consumada que ultrapassa tempo e mortalidade, Luke se vê totalmente seduzido.Seu relatório apaixonado começa na virada do século XIX na mesma cidadezinha de St. Andrew, Maine, quando ainda era um templo Puritano. Consumida, quando criança, pelo amor que sentia pelo filho do fundador da cidade, Jonathan, Lanny faria qualquer coisa para ficar com ele para sempre. Mas o preço que ela paga é alto — um laço imortal que a prende a um terrível destino por toda a eternidade. E agora, dois séculos depois, a chave para sua cura e salvação depende totalmente de seu passado.De um lado um romance histórico, de outro uma história sobrenatural, Ladrão de Almas é uma história inesquecível sobre o poder do amor incondicional não apenas para elevá-lo e sustentá-lo, mas também para cegar e destruir — e como cada um de nós é responsável por encontrar o próprio caminho para a redenção.


Terapiando…

Comecei a ler Ladrão de Almas com aquele ar … “lá vem mais um sobrenatural” Quebrei a cara!!! Pois Ladrão de Almas não é só mais um sobre natural, ele vem nos trazer a essência da literatura gótica nos mais diversos aspectos.
Desde os cenários medievais (castelos, igrejas, florestas, ruínas), os personagens melodramáticos (donzelas, cavaleiros, vilões, os criados), os temas e símbolos recorrentes (segredos do passado, manuscritos escondidos, profecias, maldições) e ainda o uso da psicologia do terror (o medo, a loucura, a devassidão sexual, a deformação do corpo), do imaginário sobrenatural (fantasmas, demônios, espectros, monstros), das reflexões sobre o Poder (colonialismo, o papel da mulher, sexualidade), da discussão política (monarquismo, republicanismo, as Revoluções, a industrialização), dos aspectos religiosos (catolicismo, protestantismo, a Inquisição, as Cruzadas).
Ufa … Simm Ladrão de Almas veio resgatar a literatura gótica na minha opinião, pois cada uma das características acima aparecem no livro. E tendo o livro se passando pelo séc. XIX, e o gótico tendo seu ápice em XVIII não acredito que seja uma coincidência.
E para inovar temos o livro nos mais variáveis tempos presente e passado se mesclam entre a narrativa de Lanore personagem principal do livros que vive um amor de criança indo a  idade adulta levando sua virtude embora em todos os sentidos. Pois é por causa de amor,dessa obsessão ,fixação… Por Jonhathan que ela acaba chegando ao Ladrão de Almas.
E é neste momento que Lanore se vê perdida para sempre, de seu amor de sua família. Ela é apresentada ao lado mais vil dá vida onde ela não pode confiar em ninguém pois embora ela agora faça parte desse seleto grupo. Essas pessoas são sexy beirando a imorais,perversas beirando a maldade,misteriosas beirando ao sombrio e é inegável, Lanore agora está em uma prisão invisível pois sua alma pertence ao seu novo senhor… lindo, charmoso,inteligente e poderoso Adair, este é o seu nome e o outro lado? Podemos que ele é o medo encarnado em pessoa, capaz de cometer as mais diversas atrocidades.
Confesso que  fui pega de surpresa pela violência física e psicológica, algum tempo depois me “acostumei”, mas como eu disse : “…Ladrão de Almas veio resgatar a literatura gótica…” Entretanto vim descobrir que o livro faz parte de uma trilogia e com as idas e vindas no tempo, terminamos nos dias atuais. E é óbvio que me perguntei o que a querida Alma Katsu nos reserva nos próximos livros ? Nos resta aguardar!!!!
Se faz necessário ressaltar o belíssimo trabalho da Editora Novo Conceito começando pela capa com a textura aveludada e o alto relevo das letras em prata. Dentro do livro o capricho continua com a diagramação e a fonte ideal para os leitores.



ladro-de-almas

Bjks
Livros Minha Terapia
© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por