Resenha : O Circo

09 maio 2012




  • o-circo-da-noite   Tradução: Claudio Carina
  • Lançamento: 05-03-2012
  • Lançamento: 2012-03-05
  • Páginas: 368
  • Formato: 16 x 23
  • Peso: 550
  • Cód. de barras: 9788580571608
  • Gênero: Não Ficção

O circo da noite

Erin Morgenstern
Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um jogo ao qual apenas um deles sobreviverá.
À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo. Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à platéia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.

Fonte: Site Ed. Intrínseca

 Preciso ser muito honesta mas sem ser rude demais com o livro , afinal sem rodeios eu gostei em algumas partes e em outras não via a hora de acabar rsrsr Foram duas semanas de amor e ódio! 

Célia … Nos é apresentada com  6 anos de idade, sua mãe morre e ela é entregue ao seu pai Hector Bowen , conhecido como Próspero, O Mágico. Sim mas este usava de uma falsa magia com o seu público. Na verdade ele tinha poderes sobrenaturais e percebeu logo no primeiro dia com sua filha que ela tia herdado dele este dom. Diante da filha Próspero viu a oportunidade de desafiar mais uma vez o seu rival Alexander H, este teria que encontrar e treinar um escolhido.


O desafio … Dois escolhidos iriam se enfrentar usando “a magia” tendo como palco O Circo da Noite. Bem… Mais ou menos ;) kkk

O escolhido … Foi em um orfanato que Alexander H. encontrou o menino, Marco, que tinha uns 8 anos, e que só tinha em mente a vontade de sair daquele lugar, mas não tinha idéia do quanto ele iria se surpreender com a vida.

No inicio do livro fiquei meio perdida devido os acontecimentos em grande escala e com a cronologia dupla ... São duas histórias que vão se encontrar no final em uma mesma data só para resumir uma a formação do circo que envolve a engrenagem, elaboração e montagem do seguida já do circo em funcionamento a segunda é de Bailey um menino de Massachuste , que pertence a uma família humilde que depende da pequena fazenda e dos carneiros, porém ainda criança ele estabelece uma ligação com o circo, mas só volta a ver o Circo muitos anos depois.

Por ai vocês podem ter uma idéia como que fiquei louca com o passar do tempo e dos anos, as idas e vindas. Aff

O pontapé inicial … O Cirque des Rêves foi criado como palco para o jogo destes personagens, embora os digamos “criadores” seis no total,não tivesse idéia do que aconteceria.

“Associados e conspiradores” …  A bailarina aposentada Mme Ana Padva que agora tem como talento a criação de figurinos, o tímido engenheiro e arquiteto Sr. Ethan W. Barris, as irmãs Burgess Tara e Lainie que são como os coringas no baralho, pois fazem de tudo um pouco, o misterioso A.H. todos que tiveram como líder o produtor excêntrico Chandresh Christophe Lefèvre ,

A essa altura cinco deles não têm a mínima idéia de que são manipulados para que tudo saia de acordo com o que os “tutores” dos adversários querem.

O Circo… é um lugar em que todos possuem suas vidas em constante manipulação, a magia que envolve o mesmo reflete na vida de todos os artistas que trabalham nele. Mas só os mais sensíveis ou intuitivos percebem a magia, pois ela é densa. Entre os que podemos citar estão os Gêmeos Murray e a Vidente Isobel. Os Gêmeos não nasceram e sim estrearam rsrs isso mesmo eles nasceram no dia da estréia do Cirque des Rêves e isso faz muito sentido com o tempo.


“Abre ao cair da noite
Fecha ao amanhecer”

Os caminhos de Célia e Marco se cruzam para um deles naturalmente porém nada é natural , tudo é premeditado, tudo é calculado, tudo é planejado. Mas nada disso tem valor quando falamos de paixão e de amor, sentimentos como estes não são calculados não são planejados, simplesmente acontecem e Celia e Marco se apaixonam deixando esse jogo ainda mais interessante, porém nem tanto …!!! rsrs É porque quando acontecem são ótimos…


…“ -Tentar controlar o que não pode ser controlado.Estou cansada de me privar do que desejo por medo de quebrar coisas e não conseguir conserta-las”…
Pág 280.

“ A paixão conhecida que sempre acompanha o toque da pele dele na dela atinge Célia e ela não consegue mais resistir,não quer mais resistir.”…
Pág 281.

Porém … Momentos como estes são raros e honestamente senti falta do romance entre os protagonistas. Acho que a autora podia ter explorado muito mais a aflição dos oponentes, em relação a ausência de informação quanto as regras do jogo, tanto eles como nós íriamos enlouquecer se esse amor à todo momento tivesse que ser colocado em check ;)
No entanto …
A Fogueira, Labirinto das Câmaras, Labirinto da Nuvens, Carrossel, Sala dos Espelhos, A Vidente ,a Ilusionista… Enfim tudo que envolve o circo e suas tendas são descritas com tamanha clareza nos detalhes que o único jeito é render-se e deixar-se levar pela magia do Cirque des Rêves.

Desculpe os críticos mas Romeu e Julieta nada tem haver com Celia e Marco.  Aff desculpa mas tinha que falar para vocês e a outra coisa… O Circo da Noite está longe de amenizar o buraco que ficou e vai ficar os fãs das série Harry Potter e Crepúsculo.


untitled

Mais informações:
*Os Direitos foram comprados pela Summit Entertainment.  O.o

**Há quem diga que Erin , não pensa e não deixou margens para uma continuação…. Ela não pensar é uma coisa , já quanto há não deixar margem, descordo completamente os últimos acontecimentos deixaram minha imaginação fervilhando de possibilidades.                         E seu uma simples mortal pensei .. duvido que Erin não pensou !!! kkk ;)

***Veja o site da autora AQUI



Beijos e boa leitura para vocês.
Fernanda Figueiredo
© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por