COLUNA RAFFA FUSTAGNO -RESENHA DE SOMETHING BORROWED

03 abril 2012

                                                  
Título original : Something Borrowed
Autora : Emily Giffin
Editora: St Martin´s 
Idioma: inglês
Formato: Paperback






 Nunca gostei de livros que tem traição. Nunca mesmo, chego no final odiando quem traiu e com muita pena de quem foi traído e odiando loucamente a autora. E isso é desde sempre.Mas aqui estou dando cinco estrelas para um livro cujo título original ( li em inglês versão pocket) é " Something borrowed", igual falam no casamento. No Brasil virou o que é na verdade, " O noivo da minha melhor amiga" e não deixa de ser verdade e batendo palmas para a escritora Emily Giffin por ter me feito gostar de uma história do gênero.
Vamos a história, primeiro tenho que dizer que a personagem principal é deliciosamente confusa, Rachel White foi criada em Indianna, mas sua história -toda narrada por ela - se passa em New York. Advogada de uma firma famosa mas carregando a sombra de sua admiração e inveja pela sua melhor amiga Darcy ela tenta viver a vida. Mesmo sempre achando que a de sua amiga é superior a dela.
Elas tem uma relação que muitas de nós mulheres já tivemos, quem nunca se viu saindo com uma amiga que chama atenção de todos os homens que passam e você terminando a noite sozinha ou com alguém que ela não se interessou? Eu, particularmente nunca tive uma amiga tão completa, afinal Darcy é linda, bem sucedida e tem um noivo maravilhoso, o melhor amigo de Rachel: Dex.
Dói nos leitores e nela tamanha perfeição e nossa protagonista sofrendo em segundo plano, servindo de figurante da divina vida de Darcy.
O que percebemos é que Rachel ama a amiga mas nutre por ela uma inveja tão grande que eu sinceramente fiquei sem saber se o envolvimento dela com o noivo de sua melhor amiga foi porque realmente gostava dele ou se foi porque ele pertencia a ela.
Afinal, Dex estudou com ela durante os 5 anos de faculdade, ela nunca teve interesse nele e de repente quando ele já está com sua melhor amiga - e foi ela quem os apresentou- há 7 anos ela fica com ele na noite de seu aniversário.
Bem, o livro todo eu pensei o que sempre penso: que mulher mais mal amada, não vê que o cara tá só usando ela , vai casar com a amiga e jogar ela fora!!! Também me deu raiva os momentos de cinismo dela dormindo com ele e saindo com Darcy no dia seguinte na maior cara de pau.
Rachel é tudo que quem passou dos 30 e não casou é. Insegura, mesmo que tendo uma carreira de sucesso, ela pensa quando será sua vez de casar e ser feliz. Isso faz com que ela lembre dos idiotas que namorou no passado e se prenda a uma esperança inexistente de que Dex anule o casamento que irá acontecer dali há alguns meses.
Nesse clima envolvente que terminei a leitura em apenas 2 dias e no final me vi torcendo para a amiga que trai. Como assim, eu mudei? Não, sou a mesma, mas a autora deixa claro que aquele amor é de verdade e que do casal que está prestes a se casar não.
Baita spoiler né...mas tem como não torcer pelo final feliz de Rachel e Dex? Não vejo como, livro muito, muito bom! Terminei o com vontade de ler os outros livros de Emily, descobri que além de fofa ( pude conhecê-la na Bienal de 2011) e linda ...ela ainda escreve bem! Quem sabe ela nao é a típica Darcy de sua história?

P.s-  Gostou do livro? No Brasil ele foi lançado ano passado pela Editora Agir. O livro original tinha um bolo na capa e um casal de noivos mas com o lançamento do filme ( eu ainda não vi mas dizem que é tão maravilhoso quanto o livro) que tem Kate Hudson no elenco o poster do filme virou capa do livro que é essa aqui embaixo.
© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por