COLUNA RAFFA FUSTAGNO - RESENHA DE "JOGOS VORAZES"

23 março 2012

Título original : Hunger games
Título no Brasil : Jogos Vorazes
Autora : Suzanne Collins
Editora : Rocco 
Número de Págs: 397








Ganhei o livro no dia do lançamento do segundo volume de série " Em Chamas" e desde então ficava de ler o famoso livro que inicia a trilogia tão bem falada por todos.
O que me impressionou positivamente é de que todos estavam certos!No primeiro dia de leitura indo para o trabalho deixei passar duas estações do metrô e não conseguia parar de ler...a história da jovem Katniss que vive em um Distrito extremamente castigado pela pobreza de alimentos e de outros fatores e que nutre um amor incondicional por sua irmã mais nova Prim nos envolve de tal forma que fica difícil não pensar em alguém que amamos de verdade na vida real e por quem arriscaríamos nossa vida por essa pessoa.
Vamos por partes, com a América do Norte dizimada são criados 13 distritos, na verdade quando o livro começa sempre narrado por Katniss são apenas 12 porque o último foi destruído por não cumprir ordens, as pessoas vivem em uma pobreza tremenda, os alimentos são disputados e conseguidos por aqueles que tem jovens com dons de caça ou para os que tem na família alguém que seja dono de algum estabelecimento. As moedas de trocas são coelhos, esquilos...e é impressionante ler a cena que o melhor amigo de Katniss, Gale, chega com um pedaço de pão, artigo esse escasso para os mais pobres.
Em certa idade eles podem ir atrás das tésseras, a sorte da família de Katniss é ter ela, já que sua mãe é uma pessoa fraca que com a perda do pai ao invés de unir forças para ajudar as filhas se deixa abater e vira um peso nas costas de Katniss que se vê na triste posição de ser a única provedora da casa, tudo que ela faz e narra é para a irmã, por amor a ela.
Mas o que impressiona e dá nome ao livro é como o tal ' governo" distribui as comidas , eles fazem um sorteio de dois jovens ( somando ao todo 24) que deverão lutar entre si em uma arena , somente um sai vencedor e aquele Distrito terá mais comida durante um ano.
Os outros 23? morrerão! Sim, a chamada do livro na contra-capa já avisa que é Matar ou Morrer na tal arena.
Claro que a chance de cada jovem ser chamado é mínima..já que são milhares em cada distrito...mas a sorte não sorri para a família de Katniss quando sua irmã Prim é sorteada. Imediatamente ela se oferece no lugar da irmã o que nos deixa ainda mais comovidos com o amor que ela tem por ela.
O que lemos em seguida é um desespero só...parece que ela anda e se prepara para o corredor da morte...afinal que chance ela pode ter contra pessoas mais fortes e preparadas do que ela? O que ela entende de lutas? Ela é boa com o arco e a flecha porque passou a vida caçando..mas nos perguntamos junto com ela de que isso servirá em uma arena onde podem haver pessoas com muito mais especialidades?
Jogos Vorazes é aquele livro que volta e meia você se pega pensando: " E se fosse verdade?"  Como seria mesmo viver como marionetes nas mãos dos mais fortes? E porque ninguém mesmo se rebela?
Basta nos indagarmos que a autora nos apresenta algumas respostas como a da menina que teve a língua cortada, do distrito que foi dizimado, das pessoas que morreram tentando fugir...
No primeiro volume ela se prepara para o ínicio dos jogos , não sabemos se torcemos também por Peeta, o filho do padeiro que parece ter um bom coração e forma a dupla do Distrito 12 com ela.
Mas para ganhar ela também terá que matá-lo e o que dói ao ler esse livro é que as lutas não são como UFC que um ganha mas o outro sobrevive...vencer quer dizer matar, somente o vencedor sobrevive.
E é nesse mundo assustador mas ainda assim envolvente que Suzane Collins também nos envolve em outros personagens que servem de momentos interessantes no livro como o estilista dela: Cinna. Ou Haymitch - o alcoólatra que é professor dos dois e único que já venceu no Distrito 12 há anos atrás.
Outros personagens que amamos odiar como Effie...e uma dúvida durante o livro todo...como torcer pela heroína se para que isso aconteça ela tem que matar pessoas inocentes?
Nos últimos capítulos a luta já começa mas não há final porque como sabemos é uma trilogia , o que aconselho é ler esse primeiro livro com o segundo do lado.
© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por