COLUNA RAFFA FUSTAGNO -RESENHA DE " COM LOUVOR" DE CECILY VON ZIEGESAR

09 janeiro 2012

Título original: Cum Laude
Título em português: Com Louvor
Autora: Cecily Von Ziegesar
Editora: Galera Record
Número de páginas: 313
ISBN: 978-85-01-08633-4








Tudo em " Com Louvor" lembra Gossip Girl, desde a personagem principal Shipley aos dilemas juvenis apresentados nas 320 páginas.
Sou e sempre fui muito fã de Gossip Girl e única e exclusivamente por isso gostei do livro. Quem espera ver um algo mais da escritora Cecily Von Ziegesar vai se decepcionar ( eu mesma fiquei esperando que ela trouxesse alguma história regada a crimes para fugir do mundo fofoqueiro que a deixou famosa).
Mais velha um pouco que Blair no início do primeiro volume de GG, Shipley é uma linda loura que vê o grande desafio de sua vida ao largar a vida na casa dos pais para entrar na faculdade; Dexter é o local onde seu irmão problemático Patrick - que até o final não me disse a que veio- entrou para estudar , sumiu semanas depois e nunca mais foi achado.
Nos Estados Unidos ir para universidade é como todos nós sabemos muito diferente do Brasil, os jovens saem de casa, cortam o cordão umbilical e vão para um mundo novo onde em muitas vezes a universidade é em outra cidade, eles começam a verem os pais menos vezes e a terem uma vida muito diferente. O livro mostra isso o tempo todo o como viver uma nova vida pode ser prejudicial aos filhos...eu só consegui enxergar coisas ruins...os personagens de " Com Louvor" se drogam boa parte do tempo, pensam em sexo com um e as vezes mais parceiros como se fosse comum...como se não tivessem regras longe dos pais.
É nesse universo que Shipley vai viver dividindo o quarto com uma invejosa Eliza que só consegue parar de encher o saco dela quando finalmente consegue que Nick durma com ela. Nick divide o quarto com Tom - namorado de Shipley- que no desenrolar das história vai ficand cada vez mais viciado..primeiro é maconha, depois ectasy e termina com éter.
O amor de Shipley e Tom não é a coisa mais fofa do mundo...gostei de Cecily não ter enrolado na cena da primeira vez dela com ele...afinal todo livor do gênero a virgem demora séculos para se entregar.
Shipley é decidida...mas as vezes comete os mesmos erros do irmão mesmo conseguindo conciliar a faculdade e a admiração de sua professoa lésbica Rosen ( chegando a cuidar do bebê dela fofo com a companheira : beetle).
Adam aparece como o terceiro elemento do triângulo amoroso de Shipley e Tom e eu torci para que ela deixasse o Tom pois Adam me pareceu bem mais ajuizado.
Também há Treasury a irmã mais nova de Adam que como todos eles é bem irresponsável com seus 15 anos e pelo visto se interessa pelo irmão doido de Shipley.
O livro tem cara de que tem continuação! Não sei que ano exato Cecily escreveu a história mas se passa na década de 90 já que Bill Clinton estava disputando a presidência .
Gostei do livro...mas pela falta de um grand finale acho que tem parte 2!
© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por