COLUNA RAFFA FUSTAGNO - Resenha de "Um amor para recordar" de Nicholas Sparks

13 dezembro 2011

Título original : A walk to remember
Título no Brasil : Um amor para recordar
Autor : Nicholas Sparks
Editora : Novo Conceito
ISBN: 978-85-63219-26-8
Número de páginas : 184





 Já havia visto o filme que é baseado no livro mais de cem vezes. Fora as sessões da tarde da vida ainda o comprei em dvd e sempre o via com uma caixinha de Kleenex com uma atuação fofa da atriz Mandy Moore! Quando o livro em português chegou eu demorei um pouquinho para ler...mas hoje tendo o lido por completo vi que estava enganada quando achei que Nicholas já havia me emocionado tudo que poderia ter  com  a linda história de amor entre a jovem Jamie ( que tem aquela idade que os autores amam os famosos 17 anos) e o Landon. Cairia no marasmo se  não fosse escrito com inteligência e aquela comoção habitual de Sr. Sparks, o amor dos dois é lindo até dizer chega ( sim, dá uma ponta de inveja..rs) e como toda história desse maravilhoso escritor tem o momento caixinha de Kleenex, por favor!
Eu confesso que mais uma vez cheguei ao final chorando muito, sen querer contar spoilers porque tem sempre alguém que não leu ou que não tenha visto o filme então só digo que essa história é daquelas de ver que o amor não tem limites, que ele anda lado a lado com a felicidade e com a tristeza e chega a doer quando temos medo de perder a pessoa amada.
O impensável de sempre que é o fato do garotão mais cobiçado da cidade ( e Nicholas ama o estado da Carolina do Norte, mais uma vez de passa lá sua história) gostar da filha tímida do pastor de beleza comum aos olhos dos outros mas como uma luz própria para fazê-lo se apaixonar e viver com ela cada segundo, viver intensamente como as vezes esquecemos de fazer na via real e só acordamos para o fato quando uma notícia ruim chega aos nossos ouvidos e aí pensamos : " Poderia ter feito mais isso, dito mais aquilo". Eu vejo esse livro como um grande conselho, de que o amor está perto, que se ele vem devemos aproveitar cada instante porque nunca sabemos o dia de amanhã.
Narrado pelo personagem Landon Carter ( que nos faz viver seus anseios junto com ele)  essa linda história ganha um ar realista que nos faz esquecer que a história ( até onde sei) é fictícia e nos faz terminar o livro com os olhos cheios de água, soluçando e pedindo mais Sparks em nossas vidas, afinal, se emocionar faz bem e nuna ouvi falar que existam contra indicações.
© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por