COLUNA RAFFA FUSTAGNO - RESENHA DE LIBERTE MEU CORAÇÃO DE MEG CABOT

13 julho 2011

Título em português: Liberte meu coração
Título original : Ramson my heart
Autora : Mia Thermopolis com a ajuda de Meg Cabot
Ano de lançamento nos EUA: 2009
Ano de lançamento no Brasil: 2011
Número de páginas: 404
Editora : Galera Record
ISBN 978-85-01-08668-6




Não tem como eu começar essa resenha não declarando que de cara percebi o como esse livro de Meg Cabot tem influência profunda de Jane Austen.
Para quem assim como eu é fã das duas e sei que Meg é uma grande admiradora de Austen reparei que as "homenagens" foram muitas com o clássico de Austen " Orgulho e preconceito" .
A história que é uma brincadeira de Meg pois é dita como escrita por sua personagem mais famosa , Mia Thermopolis da série de sucesso O Diário da Princesa, se passa no século 13, a primeia homenagem digamos assim se deve ao fato da protagonista de nome estranho Finnula Crais ser a mais rebelde um casal já falecido de 6 filhos, sendo um deles somente do sexo masculino. Assim como Elizabeth a personagem fala o que pensa, tem muitas irmãs e um carinho especial pela irmã Mellana, deixando de pensar na própria felicidade para ver a irmã feliz.
É com esse intuito que usando seu principal dom o de usar o arco e a flecha ela quer salvar a honra dessa irmã que além de ter dormido com o namorado antes do casamento, está grávida e para completar gastou todo o dote que tinha em roupas. Finnula que é uma viúva ( descobriremos ao longo do livro que seu falecido é alguém que eu jamais sonhava imaginar!) que ficou casada apenas um dia já perdeu as esperanças no amor e nao liga se nenhum homem mais quiser casar com ela afinal depois de ter sido obrigada a casar com aquele homem que ela tinha horror e que graças aos céus morreu antes de consumar o casamento para ela o amor morreu. Pior para seu irmão Robert que sonha ver todas as irmãs casadas e felizes para ele próprio que está prestes a casar poder descansar com sua esposa.
A Capa original dos EUA
Para salvar a honra da irmã Finnula tem a brilhante ideia de sequestrar Hugo ( ou Hugh..) que parece ter grana o sufuciente para que alguém pague seu resgate e anda sempre ao lado do fiel escudeiro Peter. O que ocorre daí para frente é bem óbvio, ela acha que o odeia ( olha Elizabeth e Mr. Darcy rondando a história) ele acha que a ama, ele faz de tudo para que ela não resista, ela faz de tudo paa fingir que não liga para ele, prefere até deitar em um estábulo com uma égua fedida de nome Violeta enquanto desfila na frente dele seu bumbum em formato de coração em uma agarrada calça de couro, um escândalo para época!
Aliás devo confessar que para um livro escrito pela princesa Mia ele é um tanto picante, as cenas descritas parecem saídas do manual de sexo lacrado da Revista Nova e essa Finnula pega tanto fogo como a cor de seus cabelos. Por outro lado o Hugo descrito é mesmo irresistível, se estiver sem namorado, respire fundo e se prepare, se tiver com namorado, mantenha distância dele, corre sério risco de querer imitar as cenas e acho totalmente inadequado para meninas com menos de 16 anos!
Quando achamos que vai ter o Final Feliz eis que Meg nos surpreende positivamente e a história tem uma reviravolta muito boa.
Eu amei esse livro, talvez tivesse encurtado algumas cenas mas ele foi mais uma vez maravilhosamente bem escrito por essa escritora maravilhosa.
© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por