COLUNA RAFFA FUSTAGNO - ÁGUA PARA ELEFANTES E UMA CAIXA DE KLEENEX

06 junho 2011



Já havia lido em 2007 este livro mas dessa vez foi mais intensa minha relação com ele, talvez porque o personagem principal tenha 90 anos ( ou 93...nem ele sabe..rs) e naquele ano meu avô ainda não havia falecido. Toda vez que leio sobre idosos ou quando eles narram livros tem um sabor diferente e acho que a intenção de Sara Gruen possa ter sido essa, nos emocionar com uma história aonde o personagem mesmo nessa idade ainda lembra de tudo que passou em sua vida e ainda quer ( e porque não) ter um final feliz.
Mas vocês devem estar se perguntando como conheci esse livro em 2007? A história é nada peculiar...estavámos eu, minha amiga Giselle e meu amigo Igor entrando na Bienal do Livro daquele ano quando nos deparamos com um imenso elefante inflável bem na entrada com a capa ( antiga) do livro nas costas. Ele era imenso ( e a foto não me deixa mentir a posto junto com este post) e depois de tirarmos fotos ao lado dele lembro de uma moça vindo em nossa direção e dizendo : " Já leram o lançamento campeão de vendas? Água para elefantes?" Eu agradeci e emendei com : " Não, obrigada, não curto livros sobre animais" , a mocinha foi insistente " Mas esse não é sobre animais...é sobre a vida!"  Não aguentei : " Moça, não curto elefantes, esse lance de zoológico, circo ou o que  seja  não gosto muito..."
Ela então disse : " Eu acho que você devia dar uma chance a esse livro!"
Sabem aquelas pessoas que vendem enciclopédia Barsa? A mocinha fez escola, eu saí da Bienal com um livro sobre as águas dos elefantes!

Raffa o elefante(rsrs) e amiga Gisele

 
Chegando em casa li a sinopse...vi que era sobre uma história de amor no circo...logo me interessei, li o livro em menos de uma semana e lembro de terminá-lo com lágrimas nos olhos mas na época eu achei o livro bom e o emprestei para amigos algumas vezes que me devolviam com um " Você não imagina como chorei!"
O livro ficou no armário e anos mais tarde - esse ano!!- começou a grande campanha com a nova capa , trazendo o Robert "Edward" Pattinson e a Reese Witherspoon, lá fui eu comprar com a linda capa o mesmo livro em uma viagem para ver Shakira em SP no mês de março. Vim no ônibus lendo alguns trechos e chorei em alguma partes, me revoltei em outras mas o livro pode ter muita coisa puxada para o sentimental demais mas ainda assim é encantador e esperei  de verdade que o filme fosse tão bom quanto. Confesso que pela  mudança na capa eu  imaginei agora os dois  enquanto o lia.
Deu vontade de ir a um asilo, deu vontade de ir ao circo, deu vontade de ligar para escritora e pedir mais detalhes que achei em minha cabeça de fã ( sim, é assim que vejo minha relação com esse livro..) ficaram faltando.
Não há intenção de parte 2 ( pelo menos eu acho que não) mas apesar do título estranho " Àgua para elefantes" vale cada centavo gasto.

Nosso eterno Edward como Jacob e Reese no poster do filme

No cinema fui na semana de estreia, dessa vez acompanhada de minha mãe que sabia que eu já havia lido o livro duas vezes e queria entender mais o que acontecia e advinhar o que ainda iria acontecer. Não me batam mas logicamente que a atuação de nosso vampiro Pattinson não é digna de Oscar..mas o que nos importa? Ele é um Cullen e só por isso já valeria o ingresso...rs E tem a Legalmente Loura que é sempre fofa e tá linda nesse filme, ela arrasa de Marlena, faz muito bem a personagem do livro no filme.
Mas eu diria que além  da história linda, emocionante e blá blá blá que vocês já estão cansados de ouvir...tem a atuação de Christoph Waltz no papel de August o dono do circo durão casado com a mocinha! Ele é o mesmo de Bastardos Inglórios....então como podem ver já vale muito a pena comprar o ingresso ou caso tenham se atrasado e o filme nem esteja mais em sua cidade vale o aluguel na locadora mais próxima!
E eu termino essa coluna dedicando a ao meu amado avô que morreu com a mesma idade de Jacob (o protagonista da história), por este motivo me identifiquei tanto com o vovô fofo da história.
Beijos para vocês e até a próxima!




OIII... Olha a intrusa atacando novamente..... rs rs Como da última vez que eu fiz a Raffa não brigou comigo rsrs e adorou o sorteio do Livro.. eu vim aqui sortear mais um livro ehhhhhh \0/ !!!!
Quando chegar na marca de 15 comentários vamos sortear um Livro de Água para Elefantes, com Marcador do Tema e marcadores do Blog!! Tenho certeza que depois de tudo que a Raffa escreveu vocês se emocionaram e ficaram loucos para ler este livro.!!!
(P.S. Não coloquei foto do livro e dos maracadores pois o Blogger está com problemas para variar , assim q der coloco)


Bjks e vamos comentar
Fernanda Figueiredo
© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por