COLUNA DA RAFFA FUSTAGNO - ANÁLISE DE MEIA NOITE EM PARIS DE WOODY ALLEN

21 junho 2011

Ficha Técnica

título original:Midnight in Paris
gênero:Comédia Romântica
duração:1 hr 40 min
ano de lançamento: 2011
site oficial: http://www.sonyclassics.com/midnightinparis
estúdio: Mediapro | Gravier Productions | Antena 3 Films
distribuidora: Sony Pictures Classics
direção: Woody Allen
roteiro: Woody Allen
produção: Letty Aronson, Stephen Tenenbaum e Jaume Roures
música:
fotografia: Darius Khondji
direção de arte: Anne Seibel
figurino: Sonia Grande
edição: Alisa Lepselter
Trio fantástico: Woody, Owen e Rachel!
Essa é a primeira vez que falo de um filme aqui no blog, geralmente essa parte é da Fernanda mas eu assumo que como ultra mega fã desse DIVO Woody Allen eu tinha que compartilhar a experiência maravilhosa que foi assistir esse filme em uma terça-feira a noite depois do dia mais estressante que já tive em meu trabalho desde que comecei a trabalhar lá, sim, hoje foi um dia de querer jogar a toalha e não foi para um evento do dia nerd, saí chorando e me encontrei encantada em uma sala de cinema do Unibanco Artplex vendo mais um filme desse gênio da sétima arte!
Acompanhada de minha parceira de filmes de Woody ( minha mãe) rimos, suspiramos e batemos palmas ao final da sessão.
E afinal o que tem de lindo nesse filme? Primeiro devo dizer que essa carioca aqui nunca foi a Paris e apesar de não curtir muito os franceses que conheço um de meus grandes sonhos é visitar a cidade luz! Depois porque que elenco é esse que o mestre reuniu? Temos Owen Wilson no papel de Gil, um escritor norte-americano  ( como não se apaixonar??) que tenta ter  inspiração em uma viagem a Paris  ao lado da noiva superficial Inez ( interpretada pela musa de "Diários da paixão" Rachel Mc Adams.) que além de ser chata ainda tem pais malas que os acompanham na viagem e um ex namorado muito arrogante que irrita a todos ( menos a família mala!). Os cenários cativam, porque Paris é linda e o que dizer do Museu de Versalles com uma guia que é ninguém menos que a primeira dama francesa, Sra. Carla Bruni!
Tudo isso o filme traz! Mas como se não bastasse toda noite exatamente a meia-noite ele vai a uma praça e espera que um carro bem antigo passe, quando ele entra nele descobre que ele funciona como uma máquina do tempo e dentro  conhece figuras bem famosas como o casal de  escritores Fitzgerald, Ernest Hemingway e T. S Eliot. A interpretação de Marcial Di Fonzo como Picasso é impagável, assim como a sempre divina Kathy Bathes no papel da crítica Gertrude Stein. Gente, o que é o eterno pianista Adrien Brody intepretando o pintor Salvador Dalí? São tiradas que só imagino saindo de Allen, quem já viu outros filmes dele como "A rosa púrpura do cairo" no qual a ex esposa dele Mia Farrow conhece um ator que sai da tela do filme que ela vai assistir todos os dias deve ter dito assim como eu: " Só podia ser Allen!"
Tem esse mundo absurdamente fantástico, teve uma cena que me imaginei sentada em um bistrô e conhecendo Jane Austen, tá viajei e sei que seria mais fácil isso ocorrer em Londres..hahah

No quesito romance que nunca falta nos filmes dele, há o amor impossível de ser vivido entre o personagem de Owen Wilson e ( bate palmas de pé gente !!) a sempre-sempre Edith Piaf, Sra, Marion Cotillard, incrivelmente linda como já lhe é comum!
Esse filme alegrou minha noite de tal forma que saí cantando do cinema e acreditando que tudo é possível em Paris...mesmo minha felicidade se deparando com a Praia de Botafogo ao sair da sala de cinema...mas vamos ser felizes com o que temos não é mesmo? Eu estava com minha mãe, eu havia um visto mais um filme de Allen para se comprar assim que estiver em pré venda e para completar eu queria muito dividir isso com vocês!
Então pessoal, não perde tempo não, vai correndo na sala mais próxima, chama a melhor amiga se seu namorado não gostar desse tipo de filme, se ela não puder ir vá sozinha! Porque Woody Allen é algo tão único que pode ser curtido só você e a tela e depois corre aqui para contar o que achou!



Marion Cotillard, Owen Wilson e Woody dirigindo!



© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por