Evento Clube do Livro Saraiva

29 maio 2011


      Ontem foi dia de evento!! \0/ E o evento da vez  foi o Clube do Livro da Saraiva , contamos com a apresentação da Frini que como sempre arrasou com o assunto Sociedades Distópicas...  O quê? Como? Distopia,o que é isso?
Bem, a querida Frini explicou brilhantemente, com uma interpretação em que ela rasgava um livro (calma, ela não rasgou só induziu para que nossas reações viessem à tona, rsrs)
Eu resolvi buscar mais informações e é claro cai na Wikipédia kkkk

Vamos dar uma olhada para tentar entender.

“Uma Distopia ou Antiutopia é o pensamento, a filosofia ou o processo discursivo baseado numa ficção cujo valor representa a antítese da utópica ou promove a vivência em uma "utopia negativa"[1]. São geralmente caracterizadas pelo totalitarismo, autoritarismo bem como um opressivo controle da sociedade. Nelas, caem-se as cortinas, e a sociedade mostra-se corruptível; as normas criadas para o bem comum mostram-se flexíveis. Assim, a tecnologia é usada como ferramenta de controle, seja do Estado, de instituições ou mesmo de corporações.
Traços comuns de uma sociedade distópica
A maioria das distopias tem alguma conexão com o nosso mundo, mas frequentemente em um futuro imaginado ou um mundo paralelo. Além disso, a distopia foi causada em consequência da ação ou da falta de ação humana, de um mau comportamento ou da ignorância.
A literatura distópica costuma ter, ao menos, alguns dos seguintes traços:
  1. Costumam ser contos morais explorando como os nossos dilemas morais presentes figurariam no futuro.
  2. Oferecem crítica social e apresentam as simpatias políticas do autor.
  3. Exploram a estupidez coletiva.
  4. O poder é mantido por uma elite pela somatização e consequente alívio de certas carências e privações do indivíduo.
  5. Discurso pessimista, raramente "flertando" com a esperança.”

Então?!? Conseguiram ter uma ideia ?
   Vou clarear lembrando de alguns filmes classificados como distópicos...
   "A Ilha", "Aeon Flux", Matrix, Minority Report e um que eu acho formidável Filhos da Esperança.
   Ahhhhh!!! Agora deu para sentir o clima né!! rsrsr
          

       Com isso tudo temos os livros que estão também nessa linha vamos aos citados pela Frini que não canso de dizer rsrsrs arrasou.              


Farinheit 451
Mais uma vez pesquisando verifiquei que esse título está sendo lançado em quadrinhos pela Editora Globo.
Fahrenheit 451, um dos romances de ficção científica mais famosos do norte-americano Ray Bradbury, publicado pela primeira vez em 1953, ganhou uma versão em quadrinhos, pelas mãos de seu compatriota Tim Hamilton, que está sendo lançada no Brasil pela Editora Globo.
451 graus Fahrenheit (ou 233 graus Celsius) é a temperatura de combustão do papel comum. Por isso, a graphic novel, bastante respeitosa no trabalho de adaptação, se passa num futuro totalmente dominado pela televisão e no qual todos os livros são proibidos.
Por serem portadores de imaginação, fantasia e questionamentos, os livros são considerados "ameaças" a essa sociedade futurista em que o pensamento crítico foi suprimido. O personagem central da trama é Guy Montag, um queimador de livros.
A obra ganhou uma bela versão no cinema, em 1966, dirigido por François Truffaut. Uma nova adaptação está prevista para 2012.
Ray Bradbury, que autorizou e avaliou esta versão em quadrinhos, já declarou que sua intenção ao escrever o livro era mostrar o seu grande amor por eles  e pelas bibliotecas.
   
Vamos ver os mais recentes...

    Em 2008 foi lançado pela Galera Record, Feios,do escritor Scott Westerfeld que também se enquadra nessa característica distópica.
Sinopse
Tally está prestes a completar 16 anos, e mal pode esperar. Não para dar uma grande festa, mas sim para se tornar perfeita. No mundo de Tally, fazer 16 anos significa passar por uma operação que o transformará de "feia" em um ser incrivelmente belo e perfeito, e lhe dará passe livre para uma vida de glamour, festas e diversão, onde seu único trabalho é aproveitar muito.
Mas Shay, uma das amigas de Tally, não está tão ansiosa assim: prefere se arriscar fora dos limites da cidade. Quanto Shay desaparece, Tally vai conhecer um lado totalmente diferente desse mundo perfeito - e, acredite, não é nada bonito.



E os mais recentes

Destino,o primeiro de uma Trilogia da escritora Ally Condie,  Editora Suma,








Jogos Vorazes com o primeiro livro de mesmo nome, que está em seu segundo livro de título Em Chamas da escritora Suzanne Collins, Editora Rocco.


 






Espero que vocês tenhas gostado... e para finalizar todo bom evento tem brindes, encontro com os amigos e muito bate papo. Vamos as Fotos...


 Os brindes


A Frini



A Galera.... 
                                                                                                                 



 










Fernanda Figueiredo  


© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por