PRÊMIO JABUTI 2011 - 53ª Edição

30 março 2011

A Câmara Brasileira do Livro anunciou na manhã da  terça-feira 22-03-2011 mudanças nas regras do Prêmio Jabuti, a principal premiação literária do país.
Em sua 53ª edição, o prêmio ganha novas categorias: de 21, passam para 29. Também foi excluída a premiação de três livros por categoria. Agora será apenas uma obra vencedora - a partir dessas, saem as ganhadoras dos dois principais prêmios, livro do ano de ficção e livro do ano de não-ficção.
As alterações vêm depois de a edição de 2010 ter sido alvo de polêmica. O livro "Leite derramado", de Chico Buarque, foi o grande vencedor, eleito como melhor ficção do ano, mesmo tendo ficado em segundo lugar na primeira fase, na categoria romance. Com as novas regras, isso não seria possível.
Segundo a presidente da CBL, Karine Pansa, as mudanças não foram motivadas pela polêmica, e sim pela necessidade de adaptar e melhorar as regras. "O prêmio chegou a um ponto que precisa passar por aperfeiçoamento a cada ano", diz Pansa.
Em comunicado, a organização afirma ainda que o objetivo das alterações é "cobrir de forma mais adequada os diversos segmentos do crescente mercado editorial brasileiro e dar maior destaque aos vencedores da premiação em cada categoria".
As inscrições para o Prêmio Jabuti 2011 começam nesta quarta-feira (23), no site www.premiojabuti.org.br. Podem concorrer apenas livros inéditos editados entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2010. No ano passado o prêmio teve 2.867 inscritos, um recorde. O objetivo para este ano é superar a marca de 3 mil inscrições.


 Veja os prêmiados de 2010


Fonte: http://www.cbl.org.br/jabuti/
© LIVROS MINHA TERAPIA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por